ATIVIDADES E PRÁTICAS NA CRECHE: A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221332e-7060

Abstract

 A inserção de crianças nas creches tem aumentado ao longo dos anos. Crianças com deficiência que  antes ficavam em casa, hoje estão inseridas. Se incluir é um desafio permanente, inclusão para crianças em idade de creche é algo ainda mais complexo; pela pouca idade da criança, muitos diagnósticos, nesse período, são inconclusivos ainda. O Trabalho de Conclusão de Curso “Atividades e Práticas na Creche: A Formação Docente na perspectiva da inclusão” buscou analisar como as atividades realizadas na creche, por profissionais atuando na perspectiva inclusiva, podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. No trabalho foram abordadas questões pertinentes: ao desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, o atendimento na creche, ao desenvolvimento das atividades realizadas, a interferência das atividades e práticas inclusivas para o desenvolvimento integral da criança e à formação docente voltada para a inclusão. Foi realizada uma pesquisa de campo com apoio do formulário Google com 10 professores de três creches municipais de um município no Rio de Janeiro. Espera-se que os resultados contribuam com a análise acerca das questões citadas acima no objetivo, propiciando informações que possibilitem um olhar mais aprofundado para as questões da inclusão em idade tão tenra.

 

Palavras chave:  Creche. Formação docente. Inclusão.

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Biografie autore

Thaís de Freitas da Costa, Pedagoga (AEDB), Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia (Faculdade Campos Elíseos - São Paulo).

Pedagoga (AEDB), Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia (Faculdade Campos Elíseos - São Paulo).

Ana Gabriele dos Santos Cunha, Pedagoga (AEDB), Pós graduanda em Educação Especial: Transtorno do Espectro Autista (Uniasselvi)

Pedagoga (AEDB), Pós graduanda em Educação Especial: Transtorno do Espectro Autista (Uniasselvi)

Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon, Associação Educacional Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Membro do Conselho da Pessoa com deficiência - Resende. Atualmente é Diretora de Inclusão na Secretaria Municipal de Educação - Resende - RJ desde 2018 e na e professor titular da Associação Educacional Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação, atuando no Ensino Superior ( cursos: Pedagogia, Letras, Licenciatura em Educação Física, Sistemas da Informação); Coordenadora do CEMAE da Prefeitura de Resende 2017; no ensino fundamental como Orientadora Pedagógica na escola Municipal Lidia Pires de Magalhães/ Resende-RJ (2011 A 2016) e formação de professores/ nível ensino médio no Colégio Estadual Pedro Braile Neto Professora doc i c - Secretaria Estadual de Educação(2008 a 2021) . Pesquisa realizada na área de Educação Especial/ Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação alternativa e ampliada, aprendizagem, interação, comunicação alternativa e educação inclusiva.

Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio, Doutoranda em Educação (PPGEDUC/UFRRJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB

Doutoranda em Educação (PPGEDUC/UFRRJ).

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB

Érica Fernandes Costa Duarte, Doutora em Literatura Comparada (PPGL/UERJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB

Doutora em Literatura Comparada (PPGL/UERJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB

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Pubblicato

2022-09-28

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)