Levantamento das abordagens e tendências referente ao conceito de Energia para o ensino de Física nas Atas do SNEF de 2013 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813438-48Resumo
As modificações surgidas na sociedade por meio do avanço tecnológico têm influenciado dia a pós dia nossa ação como professores, nesse sentido, não basta mais pensarmos que apenas saber o conteúdo é suficiente. É preciso saber despertar o interesse do aluno para aprender. Desse modo, buscamos com esse trabalho investigar nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, no período de 2013-2017, quais as propostas didáticas e metodológicas estabelecidas para a inserção e aprofundamento do conceito de Energia em aulas de Física. Espera-se com isso subsidiar os professores de Física no planejamento de atividades voltadas a esse conceito, favorecer uma aprendizagem efetiva, além de melhorar a interação e a motivação do discentes.
Downloads
Referências
AQUINO, J.G. (org.) Vários autores. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
BUCUSSI, A. A. Introdução ao conceito de energia / Alessandro A. Bucussi. – Porto Alegre : UFRGS, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, 2007.
BUCUSSI, A. A. In: Textos de apoio ao professor de Física. Porto Alegre, Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física UFRGS, v.17, n.3, 2006.
BRASIL, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Física. Paraná, 2008
CARVALHO, A. M. P. de. Critérios estruturantes para o ensino das ciências. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de Ciência: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo. Cengage Learning, 2009, p. 1-17.
CARVALHO, C. A História da Indução Eletromagnética contada em livros Didáticos de Física. Dissertação de Mestrado em Educação - Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPR). Curitiba: 2007.
GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. 11. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
GARCÍA, J. E. Hacia una teoría alternativa sobre los contenidos escolares. Espanha: Díada Editora S. L., 1998.
LACANALLO, L. F. et al. Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. In: Jornada do HISTEDBR, 7., 2007, Campo Grande. Anais... A organização do trabalho didático na História da Educação. Campo Grande: Editora Uniderp, 2007. p. 157-158.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEUBAUER, R., et al. Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas Públicas. Brasília: Revista brasileira de Estudos pedagógicos, v. 92, n. 230, p. 11-33, jan./abr. 2011.
NUNES, A. L.; ARAÚJO, L. A. de; SILVA, M. de L. M. da. A conservação de energia através de experimentos de baixo custo. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Atas... XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.
SPIASSI, A.. Análise de livros didáticos de Ciências: um estudo de caso, 2008. Revista Trama, v. 4, n. 7, p.45-54, 1º Semestre de 2008.
SEEGGER, V.; CANES, S. E.; GARCIA, C. A. X. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica v(8). nº 8. p. 1887 – 1899. Agosto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.