PROJETO SOCIAL ESPORTIVO E RESILIÊNCIA: O CASO DO PROJETO SORRIA

Luciana Bernardes Vieira de Rezende Hersen Monteiro, Carla Isabel Paula da Rocha de Araújo, Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Resumo


O objetivo geral deste estudo foi identificar a percepção de alunos sobre o Projeto SOrriA (Projeto Social de Orientação e Atividades Esportivas) quanto à sua influência na formação de cidadãos resilientes. Além do objetivo geral, a pesquisa buscou também quantificar o grau e o desenvolvimento da resiliência. Desenvolveu-se o estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual a escala de resiliência foi aplicada a 20 egressos que participaram ativamente do Projeto SOrriA, um questionário socioeconômico com 18 questões; e, por fim, realizou-se um grupo focal, com entrevista semiestruturada e a participação de 12 egressos. Concluiu-se que o PSE impacta positivamente seus alunos, de modo que a prática esportiva influencia na formação de sujeitos resilientes, pois os ajuda a ter suporte para superar as adversidades do esporte, mas também contribui no desenvolvimento de recursos para enfrentar os obstáculos da vida esportiva.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231374e-8093

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