PROJETO SOCIAL ESPORTIVO E RESILIÊNCIA: O CASO DO PROJETO SORRIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231374e-8093

Resumen

O objetivo geral deste estudo foi identificar a percepção de alunos sobre o Projeto SOrriA (Projeto Social de Orientação e Atividades Esportivas) quanto à sua influência na formação de cidadãos resilientes. Além do objetivo geral, a pesquisa buscou também quantificar o grau e o desenvolvimento da resiliência. Desenvolveu-se o estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual a escala de resiliência foi aplicada a 20 egressos que participaram ativamente do Projeto SOrriA, um questionário socioeconômico com 18 questões; e, por fim, realizou-se um grupo focal, com entrevista semiestruturada e a participação de 12 egressos. Concluiu-se que o PSE impacta positivamente seus alunos, de modo que a prática esportiva influencia na formação de sujeitos resilientes, pois os ajuda a ter suporte para superar as adversidades do esporte, mas também contribui no desenvolvimento de recursos para enfrentar os obstáculos da vida esportiva.

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Biografía del autor/a

Luciana Bernardes Vieira de Rezende Hersen Monteiro, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira.

Carla Isabel Paula da Rocha de Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto.

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira e Centro Universitário Augusto Motta

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho.

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Publicado

2023-09-15

Número

Sección

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)