AVALIAÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFESSORES DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO CAMPUS MANAUS CENTRO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS: ESTUDO PILOTO

Alice Carvalho do Nascimento, Paulo Lourenço Domingues Jr

Resumo


O estresse ocupacional relaciona-se ao acometimento do trabalhador quando as demandas do trabalho excedem as suas capacidades de enfrentamento, levando ao adoecimento. Os professores, por trabalharem diretamente com pessoas, estão entre os mais propensos ao desenvolvimento do estresse ocupacional. A pesquisa avalia os fatores psicossociais relacionados ao estresse ocupacional nos professores de ensino básico, técnico e tecnológico do Campus Manaus Centro do Instituto Federal do Amazonas, para que sejam criadas medidas que visem à redução desta condição proporcionando uma melhor qualidade de vida no trabalho e menor absenteísmo. Os dados foram coletados por questionários enviados pelo e-mail institucional onde constam perguntas sociodemográficas e um questionário para avaliação do estresse ocupacional validado no Brasil, chamado Health SafetyExecutive – Management Standard-Indicator Tool (HSE-MS-IT), com 35 assertivas, avaliadas pela escala de Likert. A análise estatística descritiva mostrou que a maioria dos professores têm uma carga horária diária de trabalho superior a 8h e que possuem comorbidades. A análise fatorial demonstrou que a intensidade da própria atividade profissional (carga horária elevada, exigência técnica), cobranças dos gestores, tensões nas relações de trabalho, falta de apoio da chefia e dos colegas, bem como a falta de comunicação são situações relevantes que contribuem para o estresse ocupacional nestes professores, por isso se fazem necessárias políticas organizacionais  com o objetivo de reduzir o estresse ocupacional, levando à melhoria da qualidade de vida no trabalho e na atividade de ensino.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva70202213751-16

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008