INDUSTRIA 4.0 & GESTÃO DO SETOR DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Carolina de Oliveira Silva, Claudiana Guedes de Jesus

Resumo


O objetivo principal desse artigo foi analisar a gestão do setor de vendas de uma empresa de Alimentos e Bebidas do Rio de Janeiro com base nos princípios da Indústria 4.0. A necessidade de adaptação das empresas mediante a demanda do mercado, tornou-se mais intensa no início do século XXI, principalmente com a Indústria 4.0. A Indústria 4.0 tem sido caracterizada pela incorporação de emergentes tecnologias de informação ao ambiente de produção e de serviço, promovendo substanciais ganhos de produtividade e flexibilidade. A base metodologia foi a pesquisa qualitativa de natureza aplicada, por ter uma aplicação prática e visa resolver problemas concretos da empresa da Empresa Lacca Distribuidora de Laticínios Ltda. O primeiro momento da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e estruturação da base teórica, para que em seguida fosse elaborado o questionário para aplicação aos sujeitos de pesquisa, sendo estes os funcionários da equipe de vendas da empresa de estudo. Como principais resultados identificou-se que o maior gargalo da empresa são as atividades referentes a orientação ao mercado. Tendo dificuldades em responder rapidamente às ações da concorrência, em aderir as oportunidades de mercado, para obter vantagem competitiva. A empresa também apresentou problemas na comunicação entre os setores.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada à Economia e Administração. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

ARBIX, G. Caminhos cruzados: rumo a uma estratégia de desenvolvimento baseada na inovação. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 87, 2010.

BAHRIN, M. A. K.; OTHMAN, M. F.; NOR, N. H.; AZLI, M.F.T..Industry 4.0: A Review on Industrial Automation and Robotic.Journal Teknologi (Sciences & Engineering), eISSN 2180–3722. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BUHR, D..Social innovation policy for Industry 4.0. Friedrich-Ebert-Stiftung, Division for Social and Economic Policies, 2015.

CRESWELL, J.W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo: Penso, 2014.

DESHPANDÉ, R.; FARLEY, J. U. Measuring market orientation: generalization and synthesis.Journal of Market Focused Management, v. 2, n. 3, p. 213-232, 1998.

GEHRKE, L. et al. A Discussion of Qualifications and Skills in the Factory of the Future: A German and American Perspective.VDI/ASME Industry 4.0 White Paper, p. 1- 28, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GUENZI, P.; SAJTOS, L.; TROILO, G. The dual mechanism of sales capabilities in influencing organizational performance. Journal of Business Research, 2016.

HERMANN, M.; PENTEK, T.; OTTO, B..Design principles for industrie 4.0 scenarios: A literature review. Technische Universität Dortmund, 11-13, 2015.

HIRMAN, M.; BENESOVA, A.; STEINER, F.; TUPA, J. Project Management during the Industry 4.0 Implementation with Risk Factor Analysis. Procedia Manufacturing 38. p. 1181–1188. 2019.

IBGE, Censo Agropecuário do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, Rio de Janeiro, Brazil, 2022.

JESUS, C. G. Contribuições para Análise da Tecnologia e do Trabalho da Indústria de Construção Naval Brasileira. Ciências do Trabalho, v. 1, p. 29-42, 2017.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia Em Ação: BalancedScorecard,12. ed., Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KIPPER, L., IEPSEN, S., DAL FRONO, A., FROZZA, R., FURSTENAU, L., AGNES, J., & COSSUL, D.. Scientific mapping to identify competencies required by industry 4.0. Technology in Society, 64, 2021.

LANDHERR, M.; SCHNEIDER, U.; BAUERNHANSL, T..The Application Centre Industrie 4.0 - Industry-driven manufacturing, research and development, 49th CIRP Conference on Manufacturing Systems (CIRP-CMS 2016), Procedia CIRP 57. p. 26 – 31. 2016.

LIAO, S. H.; CHANG, W. J.; WU, C.C.; KATRICHIS, J.M. A survey of market orientation research (1995–2008).Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 301-310, 2011.

MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D. F. Marketing research: An applied approach. Pearson Education, 2006.

MARTINS, G.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo : Atlas, 2007.

MEINBERG, J. L.; Gestão de Vendas. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

MEINBERG, J. L.; MARTIN, F.,GOLDBERG, C. Gestão Estratégica de Vendas - Série Gestão Estratégica e Economia de Negócio. São Paulo: FGV, 2012.

MEIRELLES, S. D.; CAMARGO, A. A. B. Capacidades Dinâmicas: O Que São e Com Identificá-las? Revista de administração contemporânea. 2014.

MINTZBERG, H. A ascensão do planejamento estratégico. HavardBusinesess review, jan-feb, 1994.

MINTZBERG, H. Strategy-Making in Three Modes.California Management Review. 1973.

MORGAN, N. A. Marketing and business performance.Journal of the Academic Marketing Science, v. 40, n. 1, p. 102-119, 2012.

NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability.Journal of Marketing, v. 58, n. 3, p. 20-35, 1990.

NEUGEBAUER, R.; HIPPMANN, S.; LEIS, M.; LANDHERR, M..Industrie 4.0- Form the perspective of apllied research,49th CIRP conference on Manufacturing systems (CIRP-CMS), p. 2-7.2016.

NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa - Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

OCDE, Manual Oslo (1997). Trad Finep. https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf, Acesso em 06 de setembro de 2021.

PENROSE, E. A teoria do Crescimento da Firma. Campinas: Unicamp, 2006.

PEREIRA, F.. H. M. Análise da medição de desempenho dos requisitos de engenharia para os tribunais de contas estaduais alinhada com os princípios da indústria 4.0., Dissertação apresentado ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo, 2021.

PORTER, M. E.; Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1980.

PORTER, M. E.; Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior, 22. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989

RODRIGUES, L. F.; JESUS, R. A.; SCHÜTZER, K. Industrie 4.0 – A LiteratureReview, 2016.

RÜßMANN, M.; LORENZ, M.s; WALDNER, M.; ENGEL, P.; HARNISCH, M.; JUSTUS, Jan. Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries. April 09. 2015.

SCHUH, G.et al. Promoting work-based learning through industry 4.0. Procedia CIRP, v. 32, p. 82-87, 2015.

SEBRAE-NA/ Dieese. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa.2013, p. 17.

SIMONS, S.; ABÉ, P.; NESER, S. Learning in the AutFab – the fully automated Industrie 4.0 learning factory of the University of Applied Sciences Darmstadt, 7th Conference on Learning Factories, CLF 2017, Procedia Manufacturing 9. 2017.

STOCK, T.; SELIGER, G. Opportunities of Sustainable Manufacturing in Industry 4.0, 13th Global Conference on Sustainable Manufacturing - Decoupling Growth from Resource Use, Procedia CIRP 40. 2016.ARBIX, Glauco. Caminhos cruzados: rumo a uma estratégia de desenvolvimento baseada na inovação. Novosestud. - CEBRAP, São Paulo, n. 87, 2010.

TEECE, D. J. Explicating Dynamic Capabilities: The Nature and Microfoundations of (Sustainable) Enterprise Performance.Strategic Management Journal, v. 28, n. 13, p. 1319-1350, 2007. ISSN 01432095.

TESSARINI JR, G. SALTORATO, P.Impactos da Indústria 4.0 na Organização do Trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção, Produção Online, Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018.

TUZZO, S. A., BRAGA, C. F. Pesquisa qualitativa - uma possibilidade de triangulação por métodos, fenômenos e sujeitos.CIAIQ, 2015.

VALDEZA, A. C.; BRAUNER, P.; SCHAAR A. K.; HOLZINGER, A. Reducing Complexity with Simplicity - Usability Methods for Industry 4.0, Proceedings 19th Triennial Congress of the IEA, Melbourne 9-14 August. 2015.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2011.

VORHIES, D.; MORGAN, N. Benchmarking marketing capabilities for sustainable competitive advantage. Journalof Marketing, v. 69, n. 1, p. 80-94, 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022137848-66

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008