AVALIAÇÃO DE DESEMPENHODE SERVIDORES ADMINISTRATIVOS:PERCEPÇÃO DOS AVALIADOS, AVALIADORES E GESTORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Josiane Faraco de Andrade, Maria Cristina Drumond e Castro

Resumo


A Avaliação de Desempenho (AD) é um instrumento poderoso de gestão nas instituições. Além de ser vista por ações sistemáticas para contínuo acompanhamento do desempenho das atividades a serem realizadas no trabalho, busca consequentemente, uma melhoria no próprio comportamento das pessoas. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos, avaliadores e gestores de recursos humanosde uma instituição de ensino, sobre o processo de avaliação de desempenho. O estudo é de natureza aplicada descritiva, com abordagem qualitativa, que se utilizou da pesquisa bibliográfica e documental, levantamento de campo e estudo de caso.Para verificação da aplicabilidade tanto dos instrumentos, como da metodologia e técnicas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e questionários semiabertos aos servidores. A análise dos dados consistiu na análise de conteúdo, com o auxílio do softwareInterface de R pourlesAnalysesMultidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Sendo utilizada a triangulação das técnicas de estatística textual, análise de similitude e nuvem de palavras. As percepções no campo investigativo foram a importância da avaliação de desempenho como instrumento das metas institucional, a ausência do feedback e de procedimentos claros, a falta de sistema informatizado e a reavaliação do modelo atual.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRUCIO, F. Uma leitura da gestão de pessoas sob a perspectiva do mérito, desempenho e resultados. In: TEIXEIRA, Hélio Janny; BASSOTTI, Ivani Maria; SANTOS, Thiago Souza. Mérito, desempenho e resultados: ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público. São Paulo: Fia/usp, 2014. p. 314.

ÁVILA, L. Veiga; STECCA, J. P.Gestão de pessoas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico; Rede e-Tec, Brasil, 2015.

BALASSIANO, M.; SALLES, D. Ambiguidades e implicações da avaliação de desempenho funcional em uma carreira típica de estado. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 4, n. 1, p. 16–28, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERGUE, S. T. Gestão de pessoas em organizações públicas. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2020.

BERGUE, S. T. Gestão de pessoas: liderança e competências para o setor público. Brasília: Enap, 2019.

BOHLANDER, G; SNELL, S; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

BRAGA, B. M. Avaliação de desempenho: por que é tão difícil? GV-executivo, v. 12, n. 2, julho-dezembro, 2013. Disponível emhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/20739/19474 Acesso em: 12 02. 2022.

BRANDÃO, H. P. Mapeamento de competências: ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas. 2. ed. - Reimpressão, São Paulo: Atlas, 2021.

BRANDÃO, H. P., GUIMARÃES, T. de A. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: Tecnologias Distintas ou Instrumentos de um Mesmo Construto? RAE-Revista de Administração de Empresas, 41(1), 2001.

CAMARGO, B.V.; JUSTO, A.M. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21, 2013. DOI: 10.9788/TP2013.2-16.

CRUZ, C. A. B.da; ARAÚJO, A.daS.a; OLIVEIRA, I. J. de. Avaliação de desempenho como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores nas organizações. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.7, n.3, Pub.2, julho 2014.

DAVEL, E.; VERGARA, S. C. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2009.

DORO, A.P.G; COUTINHO. W. S; CASTRO. M. C. D; PAULA, A. R. P., SANTOS.T. S. Gestão do desempenho em instituições federais de ensino: contexto atual, boas práticas e desafios. Revista Valore, Volta Redonda, 5(edição especial): p. 267-292,2020.

DUTRA, A. O contexto da gestão de pessoas. In: CATARINA, Universidade do Sul de Santa. Gestão estratégica de pessoas. 2. ed. Santa Catarina: Unisulvirtual, 2014. Cap. 1, p. 102.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. 2. ed. São Paulo: Altas, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. (2. Reimpr.). São Paulo: Atlas, 2021.

GUIMARÃES, T. de A.; NADER, R. M.; RAMAGEM, S. P. Avaliação de desempenho de pessoal: uma metodologia integrada ao planejamento e à avaliação organizacional. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 32, n. 6, p. 43-61, 1998.

HAYDT, R. Curso de Didática Geral, 8. ed. São Paulo: Editor Ática, 2006

LEME, R.; SINACHI, R. O que você precisa realmente saber dobre o futuro da avaliação de desempenho. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2017.

MARRAS, J. P. Avaliação de desempenho humano/Jean Pierre Marras, Marilia de Gonzaga Lima e Silva Tose. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003

NASSIF, V. M. J. Gerindo o Desempenho. In: HANASHIRO, D. M. M., et al., Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. 2ªed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008.

ORSI, A.; SILVA, C. M. Gestão do desempenho no setor público: dificuldades e alternativas de solução. In: Teixeira, H. J; BASSOTTI, I. M; SANTOS, T. S. (orgs.). Mérito, desempenho e resultados: ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público. São Paulo: FIA/USP, 2014.

PARADELA, V. C.; COSTA, D. V. F. Desafios e propostas para a implantação da gestão do desempenho nas organizações. In: PARADELA, Victor Cláudio; CASTRO, Maria Cristina Drumond e;

PEDERSINI, R. D; ENSSLIN, S. R. Os estudos empíricos internacionais no setor público têm feito uso dos sistemas de avaliação de desempenho em sua plenitude? Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis/SC, v.13, Edição Especial 1, p. 208-235, maio/2020.

PIRES, A. K. et al. Gestão por competências em organizações de governo: Mesa-redonda de pesquisa-ação. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), 2005.

PONTES, B. R. Avaliação de desempenho: nova embalagem. 7. ed. São Paulo: LTR, 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, T. S. Mérito, desempenho e resultados: ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público. São Paulo: FIA/USP, 2014. p. 314.

SAUNDERS, M.; TOWNSEND, K. Choosing participants. In: CASSELL, C; CUNLIFFE, A.;

SENDESKI, G. J. Avaliação de desempenho dos servidores da UFFS Campus Chapecó: uma análise das práticas, possibilidades e limitações. 2017. Disponível em: Acesso em: 22 mar. 2021.

SIQUEIRA, W. Avaliação de Desempenho: como romper amarras e superar modelos ultrapassados. Rio de Janeiro: Reichmann& Affonso, 2002.

TORRES, M. D. F. Fundamentos de administração pública brasileira. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

VERGARA, S. C. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022138088-106

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008