GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: A TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva7020221386197-216Resumo
O conhecimento é fator de importância para sobrevivência das organizações, pois dele emerge a inovação e a competitividade. As Instituições de Ensino Superior (IES) que são conhecidos como grandes produtoras de conhecimento e inovação, com forte papel social e econômico, também podem usar o conhecimento produzido como um diferencial estratégico. O objetivo desse trabalho é compreender como a gestão do conhecimento ocorre na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a partir da transformação do conhecimento científico produzido sobre a instituição na área de administração em conhecimento organizacional, a fim de contribuir com a gestão universitária. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliometrica para identificaras pesquisas da área de administração que utilizam a UFRRJ como objeto. Na apuraçãoforam identificadas 27 pesquisas no Cátalogo de Teses e Dissertações da CAPES, a partir das quais foi escolhido o setor em que a pesquisa seria empreendida e os entrevistados. Oresultado da pesquisa evidenciou um ambiente incipiente para a GC, com avanços na valorização da qualificação de pessoal e uso das tecnologias de informação e comunicação, mas com poucos processos formalizados que pudessem transformar o conhecimento científico em conhecimento organizacional. Defende-se a necessidade de ampliar as pesquisas que relacionem os dois tipos de conhecimento (científico e organizacional) e que considere as particularidades das IES para a promoção da GC.
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