GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: A TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ORGANIZACIONAL

Patrick Pereira Costa, Biancca Scarpeline de Castro

Resumo


O conhecimento é fator de importância para sobrevivência das organizações, pois dele emerge a inovação e a competitividade. As Instituições de Ensino Superior (IES) que são conhecidos como grandes produtoras de conhecimento e inovação, com forte papel social e econômico, também podem usar o conhecimento produzido como um diferencial estratégico. O objetivo desse trabalho é compreender como a gestão do conhecimento ocorre na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a partir da transformação do conhecimento científico produzido sobre a instituição na área de administração em conhecimento organizacional, a fim de contribuir com a gestão universitária. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliometrica para identificaras pesquisas da área de administração que utilizam a UFRRJ como objeto. Na apuraçãoforam identificadas 27 pesquisas no Cátalogo de Teses e Dissertações da CAPES, a partir das quais foi escolhido o setor em que a pesquisa seria empreendida e os entrevistados. Oresultado da pesquisa evidenciou um ambiente incipiente para a GC, com avanços na valorização da qualificação de pessoal e uso das tecnologias de informação e comunicação, mas com poucos processos formalizados que pudessem transformar o conhecimento científico em conhecimento organizacional. Defende-se a necessidade de ampliar as pesquisas que relacionem os dois tipos de conhecimento (científico e organizacional) e que considere as particularidades das IES para a promoção da GC.


Texto completo:

PDF

Referências


ABBAS, J; SAGSAN, M. Impact of knowledge management practices on green innovation and corporate sustainable development: a structural analysis. Journal Cleaner Production, Amsterdã, v. 229, p. 611-620, 2019.

ANGELONI, M. T. (Org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2008.

ARGYRIS, C.; SCHON, D.A. Organizational Learning: a theory of action perspective. Boston: Addison-Wesley Pub. Co., 1978.

BASU, B.; SENGUPTA, K. Assessing Success Factors of Knowledge Management Initiatives of Academic Institutions – a Case of an Indian Business School.ElectronicJournalofKnowledge Management, Bingley, v. 5, n. 3, p. 273 - 282, 2007.

BATISTA, F. F. Modelo de Gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a Gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão.Brasília, DF: Ipea, 2012.

BILOSLAVO, R.; TRNAVCEVIC, A. Knowledge management audit in a higher educational institution: a case study. Knowledge and Process Management, vol. 14, n. 4, p. 275-86, 2007.

BOULTON, G.; LUCAS, C. What are universities for? League of European Research Universities, Lovaina, set. 2008.

BUFREM, L. S. A produção científica brasileira sobre estudos bibliográficos: uma análise diacrônica.Em Questão, Porto Alegre, v. 25, p. 67–88, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245250.67-88. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92424. Acessoem: 6. mai. 2022.

CARDOSO, N.P.O; MACHADO, T, M, M. Gestão do conhecimento usando o data mining: um estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Revista de AdministraçãoPública. v. 42, n. 3, p. 495-528. 2008.

CARREIRA, S. V. Diretrizes para práticas de Gestão do conhecimento nas organizações de economia de comunhão à luz do perfil do empreendedor social. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

CHOI; O.K; CHO, E. The mechanism of trust affecting collaboration in virtual teams and the moderating roles of the culture of autonomy and task complexity. Computers in HumanBehavior. v. 91, p. 305-315, 2019.

CORREA, A. M. M.; VINCHIRA, A. V.; VELÁSQUEZ, M. M. G. Gestión delconocimiento científico enlaUniversidad de Antioquia: integración de herramientas para laformulación de una estrategia. Innovar, Bogotá, v. 28, n. 69, p. 71-84, jul. 2018.

CRANFIELD, D. Knowledge Management and Higher Education: A UK Case Study using Grounded Theory.Thesis (Mestrado) – Universityof Southampton, Southampton, 2011.

CRIBB, André Yves. Uma abordagem pragmática de construção de estratégias de Gestão do conhecimento em organizações.Revista Ibero-americana de Sistemas, Cibernética e Informática, v. 7. n. 1, p. 75-80, 2010.

DAVENPORT, T. H.; DE LONG, D.; BEERS, M. C. Successful knowledge management project. Sloan Management Review, Cambridge, v. 39, n. 2, p. 43-57, 1998.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. 18 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DÍAZ, A.N.C; ARIAS, M.B; ARIAS; A.V. La gestióndelconocimiento: Una alternativa para solución de problemas educacionales. Educarte Eletronic Journal. v. 23, n. 2, p. 1- 27, 2019.

DRUCKER, P. F. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

DRUCKER, P. F. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993

GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. O Processo de Gestão do conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual.Gestão & Produção, São Carlos, v. 24, n. 2. p. 248-265, 2017.

INAZAWA, F.K. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da Gestão do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.14, n.3, p. 206-220, set/dez. 2009

JARRAR, Y. Knowledge management: learning for organisational experience. Managerial Auditing Journal, Bingley, v. 17, n. 6, p. 322-328, 2002.

KAKABADSE, N. K., Kakabadse, A., &Kouzmin, A. Reviewing the Knowledge management: towards a taxonomy. Journal of Knowledge Management, 7(4), 75-91, 2003.

LEE, C.S; WONG, K.Y. Development and validation of knowledge management performance measurement constructs for small and medium enterprises. Journal Knowledge Management, Bingley, v. 19, pp. 711-734, 2015.

LEITE, F. C. L. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011a.

LEITE, F. C. L. Modelo genérico de gestão da informação científica para instituições de pesquisa na perspectiva da Comunicação Científica e do acesso aberto. 2011. 262 fTese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011b.

LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. S. Repositórios institucionais como ferramentas de Gestão do conhecimento Científico no ambiente acadêmico. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 206-219, ago. 2006.

LEITE, F. C.L; COSTA; S. Repositórios institucional como ferramenta de Gestão do conhecimento Científico no ambiente acadêmico. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.11, n.2. p-206-2019. 2006.

MUTURANA, H.; VARELA, F. A árvore do Conhecimento. São Paulo: Palas Athena. 1995.

NEVES, M. L. C.; VARVAKIS, G. J.; FIALHO, F. A. P. Pessoas, processos e tecnologia na Gestão do conhecimento: uma revisão da literatura.Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 20, n. 51, p. 152-167, ago. 2018.

NONAKA, I. The Knowledge-creating company. Harvard Business Review, New York, v. 69, n. 6, p. 96-104, nov./dez. 1991

NONAKA, I.; KONNO, N. The Concepto f “Ba”: Building a foundation for knowledge creation.California Management Review, Los Angeles, v. 40, 1998.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PALFREYMAN, D. (ed.). The Ancient Collegiate Universities: Oxford and Cambridge.London: Society for Research in Higher Education, 2001.

QUARCHIONI, S.; PATERNOSTRO, S.; TROVARELLI, F. Knowledge management in higher education: a literature review and further research avenues. Knowledge Management Research & Practice, London, p. 1-16, 2020

RAMACHANDRAN, S. D.; CHONG, S. C; HISHAMUDDIN, I. The practice of knowledge management processes: A comparative study of public and private higher education institutions in Malaysia. VINE, Bingley, v. 39, n.3, p. 203 – 222, 2009.

SALIM, J. J. O conhecimento em ação. RAE Executivo. V.1., n.2. FGV, São Paulo. 2003

SCHOLL, W. et al. The future of knowledge management. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 8, n. 2, p. 19-35, 2004.

SERVIN, G. ABC of Knowledge Management. London: NHS National Library for Health, 2005.

SILVA, M. R. Gestão do conhecimento: estratégia para competitividade nas organizações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA E GESTÃO, 12., 2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFF, 2016.

SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônio de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, Amsterdã, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.

TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: UnB, 2001.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: Senac, 2000.

THOMAS, D. R. A general inductive approach for analyzing qualitative evaluation data. American Journal of Evaluation, Thousand Oaks, v. 27, n. 2, jun. 2006.

TIAN, J.; NAKAMORI, Y.; XIANG, J.; FUTATSUGI, K. Knowledge Management in Academia: Survey, Analysis and Perspective, Int. J. Management and Decision Making, Geneva, v. 7, n. 2/3, p. 275-294, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Catálogo Institucional 2019. Seropédica, 2019. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/ccs/files/2019/07/livreto_ufrrj_final.pdf. Acessoem: 2 jan. 2021.

YUAN, Y. C.; FULK, J.; MONGE, P. R.; CONTRACTOR, N. Expertise directory development, shared task interdependence, and strength of communication network ties as multilevel predictors of expertise exchange in transactive memory work groups. Communication Research, Thousand Oaks, v. 37, n. 1, p. 20-47, 2010.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221386197-216

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008