O MARKETING DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Adriano Carlos Moraes Rosa, Ana Carolina C. B. dos Santos Buongermin, Dorotéia Soares dos Santos, Matheus Alves da Silva, Vanessa Cristhina Gatto

Resumo


Inovação significa fazer algo novo, seu processo acontece quando simples possibilidades se tornam novas ideias reais e práticas. Embora esse processo já esteja incorporado há muito tempo na cultura organizacional, este continuamente se renova. Assim, interpretar a inovação e, sobretudo, condicioná-la às necessidades das empresas se torna uma grande necessidade para que estas se tornem competitivas nacional ou globalmente diante de qualquer cenário. O Marketing, por sua definição regular e mais abrangente, é uma técnica por onde se entrega valor para a satisfação de necessidades mercadológicas que possam interessar e atender demandas de consumidores gerais ou específicos por meio de produtos ou serviços criados, explorados e desenvolvidos. Uma de suas recentes ramificações se multiplica rapidamente e cada vez mais ganha a confiança de empresários e empreendedores, o Marketing Digital, cujas ações se voltam para atividades executadas de forma “computacional”, interligando pessoas e empresas, atraindo novos e potenciais negócios, criando relacionamentos e desenvolvendo identidades de marca em ambientes digitais. Este artigo propõe informar as possibilidades e potencialidades do Marketing Digital neste crítico período em que se vive uma pandemia. Assim, o principal objetivo dos autores foi analisar sua importância, inclusive, comparando diferenças do comércio eletrônico antes e durante a pandemia do COVID-19. A pesquisa se justifica pelo diferencial incorporado a esse tipo de marketing no enfrentamento da pandemia como uma poderosa ferramenta de “resistência” para as empresas e demais instituições que o utilizam. Adotou-se como metodologia as pesquisas explicativa, exploratória, bibliográfica e documental, onde excelentes resultados já foram percebidos e, dentre eles, já foi possível estabelecer que muitas empresas utilizadoras dos recursos do Marketing Digital sobreviveram, consolidaram atividades e ainda prestam excelentes serviços aos seus clientes.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva73202213891-15

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