O MARKETING DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autori

  • Adriano Carlos Moraes Rosa Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • Ana Carolina C. B. dos Santos Buongermin Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • Dorotéia Soares dos Santos Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • Matheus Alves da Silva Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá
  • Vanessa Cristhina Gatto Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva73202213891-15

Abstract

Inovação significa fazer algo novo, seu processo acontece quando simples possibilidades se tornam novas ideias reais e práticas. Embora esse processo já esteja incorporado há muito tempo na cultura organizacional, este continuamente se renova. Assim, interpretar a inovação e, sobretudo, condicioná-la às necessidades das empresas se torna uma grande necessidade para que estas se tornem competitivas nacional ou globalmente diante de qualquer cenário. O Marketing, por sua definição regular e mais abrangente, é uma técnica por onde se entrega valor para a satisfação de necessidades mercadológicas que possam interessar e atender demandas de consumidores gerais ou específicos por meio de produtos ou serviços criados, explorados e desenvolvidos. Uma de suas recentes ramificações se multiplica rapidamente e cada vez mais ganha a confiança de empresários e empreendedores, o Marketing Digital, cujas ações se voltam para atividades executadas de forma “computacional”, interligando pessoas e empresas, atraindo novos e potenciais negócios, criando relacionamentos e desenvolvendo identidades de marca em ambientes digitais. Este artigo propõe informar as possibilidades e potencialidades do Marketing Digital neste crítico período em que se vive uma pandemia. Assim, o principal objetivo dos autores foi analisar sua importância, inclusive, comparando diferenças do comércio eletrônico antes e durante a pandemia do COVID-19. A pesquisa se justifica pelo diferencial incorporado a esse tipo de marketing no enfrentamento da pandemia como uma poderosa ferramenta de “resistência” para as empresas e demais instituições que o utilizam. Adotou-se como metodologia as pesquisas explicativa, exploratória, bibliográfica e documental, onde excelentes resultados já foram percebidos e, dentre eles, já foi possível estabelecer que muitas empresas utilizadoras dos recursos do Marketing Digital sobreviveram, consolidaram atividades e ainda prestam excelentes serviços aos seus clientes.

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Pubblicato

2022-12-07