As Ciências da Natureza no Currículo AMOP e sua relação com a Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Taiza de Souza Gusmões da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu
  • Reginaldo A. Zara Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201813996-106

Resumo

Este trabalho analisa o currículo sugerido pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná para a disciplina de Ciências da Natureza das séries iniciais do Ensino Fundamental implementado na Região Oeste do Paraná, buscando por indícios de correlações com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia adotada foi essencialmente qualitativa de caráter de análise documental. Como resultado encontramos que, embora o texto não cite explicitamente termos ou conceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa, o documento é permeado por assertivas e sugestões de abordagens para o ensino de Ciências congruentes com preceitos desta Teoria de Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Taiza de Souza Gusmões da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino

Reginaldo A. Zara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Silva, T. de S. G. da, & Zara, R. A. (2018). As Ciências da Natureza no Currículo AMOP e sua relação com a Teoria da Aprendizagem Significativa. Revista Valore, 3, 96–106. https://doi.org/10.22408/reva30201813996-106