As Ciências da Natureza no Currículo AMOP e sua relação com a Teoria da Aprendizagem Significativa

Taiza de Souza Gusmões da Silva, Reginaldo A. Zara

Resumo


Este trabalho analisa o currículo sugerido pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná para a disciplina de Ciências da Natureza das séries iniciais do Ensino Fundamental implementado na Região Oeste do Paraná, buscando por indícios de correlações com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia adotada foi essencialmente qualitativa de caráter de análise documental. Como resultado encontramos que, embora o texto não cite explicitamente termos ou conceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa, o documento é permeado por assertivas e sugestões de abordagens para o ensino de Ciências congruentes com preceitos desta Teoria de Aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


AMOP. Currículo Básico para a Escola Pública Municipal. Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). Foz do Iguaçu: Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, 2014. Disponível em: Acesso em: 11 jul. 2018.

AMOP. Currículo Básico para a Escola Pública Municipal. Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). 3 ed. Cascavel, 2015.

AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Trad. Lígia Teopisto. 1.ª Edição. Lisboa: Paralelo Editora, 2003.

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. (1980). Psicologia educacional. Tradução de Eva Nick. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda. AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.

CARVALHO, A; VANUCCHI, A, I; BARROS, M, A; Gonçalves, M. E. R; RENATO, Casal de. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. MOREIRA, M, A. Teorias de Aprendizagem. EPU, São Paulo, 1999.

NASCIMENTO, C.; BARBOSA-LIMA, M. C. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), v 6, N. 3, 2006.

PÉREZ, D. G; MONTORO, I. F.; ALÍS J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001.

SILVA, S. de C. R. da; SCHIRLO, A. C. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: Reflexões para o Ensino de Física Ante a Nova Realidade Social. Imagens da Educação, v. 4, nº 1, p. 36-42, 2014.

TRIVELATO, F. S; SILVA, R. L.F; CARVALHO, Ana Maria Pessoa(org.) Ensino de ciências, Idéias em Ação, Cengage Learning,2011.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813996-106

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008