O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva732022139016-35Resumo
Os objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema plano de marketing e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework de ações e passos para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo consolidado e autoaplicável no ambiente organizacional a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes na organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.
Downloads
Referências
BARNEY J.; WRIGHT M.; KETCHEN D. The resource-based view of the firm: ten years after. J Manage, v. 27, n. 6, p. 625-641, 2001.
BATISTA, L; ABDALLA, M.; CALVOSA, M. Hélice tríplice no Brasil: a entrada da universidade nas parcerias público-privadas. In: Seminários de Administração - XII SEMEAD. São Paulo. 2009.
BERRY, T.; WILSON, D. On Target: The Book on Marketing Plans. Eugene: Palo Alto Software, 2000.
CALVOSA, M.Liderança Empresarial e Estratégica. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021.
CALVOSA, M.; CARVALHO, C.; LIMA, M.; Januário, E. Liderança e as Mídias Sociais Virtuais. In: XXIII SEMEAD - Seminários em Administração FEA –USP, São Paulo, 2020.
CALVOSA, M.Gerência de Vendas: o ambiente organizacional. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
CHEMEV, A; The marketing plan handbook. Cerebellum Press, 2020. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=rY3mDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=marketing+plan&ots=8BOAsoHG0f&sig=-elLXI3YvfoPMlAMHMWqNXW7thE#v=onepage&q=marketing%20plan&f=false>. Acesso: 30jun.2021.
COOPER, R. G. Winning with new products: do it right. Ivey Business Journal, v.64, n.6, p.54-60, Jul/Ago. 2000.
COOPER, R. G.; KLEINSCHMIDT, E. J. New products: what separates winners from losers? The Journal of Product Innovation Management, v.4, n.3, p.169-184, 1987.
DIGITAL 2021. The Latest Insights Into The ‘State Of Digital’. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2021/01/digital-2021-the-latest-insights-into-the-state-of-digital>. Acesso: 29 maio.2021.
FERNANDES, A. L.; FERREIRA , M.; CALVOSA, M. V. D. A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas. Revista de CasoseConsultoria, v. 12, n. 1, e26972, 2021.
FERREIRA, M.; NASCIMENTO, D. V. C.; Orientação para mercado: plano de comunicação e marketing como indutor da pequena empresa. CPMark - Caderno Profissional de Marketing UNIMEP, v.8, n.2, Mai/Jul.2020.
GALVÃO, K. S.; SILVA NETO, O. S.; SANTOS, J. F. D.; RABONI, P. L. Análise dos modelos de precificação de ativos sob uma abordagem epistêmica do positivismo / pós-positivismo e do construtivismo. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 1, p. 228-242, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395131409
GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da científica e tecnológica. In: Encontro Nacional de Ciências da Informação, Salvador/BA, 2005.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2019.
LIMA, R. de; PENHA da SILVA, E.; CALVOSA, M. Uma Visão sobre Carreiras dentro da Estrutura Organizacional em Redes. Revista Cadernos de Administração (Macaé), v. 1, p. 76-95, 2008.
MANGINI, E. R.; URDEN, A. T.; CONEJERO, M. A., Desenvolvimento e aplicaçào de plano de marketing em empresa vinícola / development and application of a marketing plan in a winery company. CPMark - Caderno Profissional de Marketing UNIMEP, v.7, n. 1, Jan/Mar.2019.
MEIRELLES, D. S.Modelo de Negócio e Estratégia: Em Busca de um Diálogo a partir da Perspectiva do Valor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 23, n. 6, p. 786-806, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180314
MELO, K. S. et al. Desenvolvimento de carreira: o papel da mulher nas organizações. Revista Cadernos de Administração, v. 2, p. 130-148, 2009.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Wiley, 2010.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. An ontology for e-business models. In W. L. Currie (Ed.), Value creation from e-business models. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann, 2003. https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-6140-9.X5000-0
OYEDELE, A. Emerging market global business model innovation. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 18, n. 1, p.53-62, 2016.
PETER, P.; CHURCHILL Jr, G. Marketing: criando valor para os clientes. 3a ed. São José dos Campos, SP: Saraiva, 2012.
PERIÓDICOS CAPES. Site do Ministério da Educação. (2021). Disponível em <http://www.periodicos.capes.gov.br>. Acesso: 20mar.2021.
PORTER, M. E. Competição: Estratégias competitivas essenciais. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PORTER, M. E. What is strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, 1996.
POLIZEI, E. Plano de Marketing. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 2, n. 2, p. 184 -186, 2010.
RAASCH, V.; SCHOLZ, R. Design de Negócios Canvas como tecnologia social. Otra Economía, v. 13, n. 23, p. 126-144, 2020.
ROSA, J. A; MARÓSTICA, E. Modelos de Negócios: Organizações e Gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SAMPAIO NETO, A.; OLIVEIRA, A. de; SILVA, A. da; PACHECO, C. Innovative Business Model: The Production of Tamarind Jam with Pepper in the Northeastern Semiarid. International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJARS), v.8, n. 1, 2021. https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.81.24
SILVA, J. P. M.; GUIMARÃES, L.; CASTRO, J. M. Facile/LigFerv: Água Quente em Três Segundos, Trinta Anos de Processo Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 25, n. Spe, 2021.https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200221.en
SKACEL, R.K. Plano de Marketing. São Paulo: NBL Editora, 2005.
SLYWOTZKY, A. J. Value migration: how to think several moves ahead of the competition. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1996
SORT, J. C.; NIELSEN, C. Using the business model canvas to improve investment processes. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 20, n. 1, p.10-33, 2018.
NIELSEN, C.; LUND, M (Eds.). Business model: networking, innovating and globalizing. Ventus Publishing Aps, 2012. Disponível em: <http://ebooksforexcellence.files.wordpress.com/2012/12/business-models.pdf>. Acesso: 30 jun.2021.
VILLANOVA, D. et al. Retailer marketing communications in the digital age: getting the right message to the right shopper at the right time. Journal of Retailing, v. 97, n. 1, p. 116-132, 2021.https://doi.org/10.1016/j.jretai.2021.02.001
WIND, J.; MAHAJAN,V. Issues and opportunities in new product development: an introduction to the special issues. Journal of Marketing Research, v. 34, n.1, p.1-12, Fev. 1997.
XAVIER, A. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Futuros Gestores: como a Geração Y encara as competências necessárias para o aumento da empregabilidade e para o sucesso no ambiente profissional. Encontro da ANPAD-XXXVI ENANPAD. Rio de Janeiro, 2012
ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: Recent developments and future research. Journal of Management, v. 37, n. 4, p. 1019–1042, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.