O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS

Auteurs-es

  • Adylson Rhander dos Reis Ramalho de Queiroz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Ferreira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
  • Marcello Vinicius Doria Calvosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva732022139016-35

Résumé

Os objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema plano de marketing e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework de ações e passos para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo consolidado e autoaplicável no ambiente organizacional a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes na organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.

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Publié-e

2022-12-07

Comment citer

Ramalho de Queiroz, A. R. dos R., Ferreira, M., & Doria Calvosa, M. V. (2022). O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS. Revista Valore, 7(3), 16–35. https://doi.org/10.22408/reva732022139016-35