Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa

Autores

  • Hederson Aparecido de Almeida Faculdade de Ciências, campus de Bauru - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Renato Eugênio da Silva Diniz Instituto de Biociências de Botucatu, campus de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018140521-532

Resumo

A presente pesquisa se constitui em um ensaio teórico que teve por objetivo discutir os desafios da articulação entre a formação de professores e o ensino de Ciências com analogias. Para tanto, dialogamos com a literatura especializada da área que contempla os temas em discussão. Como resultados, evidenciamos que as temáticas se complementam, pois ao trabalhar com a formação de professores é possível realizar diversas articulações com a área da linguagem que inclui, também, estudos sobre a linguagem analógica no ensino de Ciências. Como implicações da pesquisa, acreditamos que a superação do uso espontâneo de analogias é possível por meio de um trabalho colaborativo de formação docente. Os momentos de reflexão coletiva contribuem para que os professores repensem sobre a sua prática.

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Biografia do Autor

Hederson Aparecido de Almeida, Faculdade de Ciências, campus de Bauru - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência

Renato Eugênio da Silva Diniz, Instituto de Biociências de Botucatu, campus de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Almeida, H. A. de, & Diniz, R. E. da S. (2018). Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa. Revista Valore, 3, 521–532. https://doi.org/10.22408/reva302018140521-532