PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS ONLINE DURANTE O ENSINO REMOTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Najara Farias Rosa Santos, Deise Arianne Alves Santos, Maykon dos Santos Marinho, Paula Lisiane de Assunção, Everaldo Nery de Andrade

Resumo


Este trabalho buscou analisar as percepções de graduandos sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso didático de suporte de ensino. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quanti-qualitativa realizada por meio de um questionário eletrônico semi-estruturado aplicado através da plataforma Google Forms®, os dados foram analisados por meio do Software Microsoft Excel®. A amostra foi de 141 estudantes sendo 0,7% de Educação Física, 0,7% de Farmácia, 53,2% de Fisioterapia, 7,1% de Enfermagem, 15,6% de Odontologia e 22,7%de Medicina. A idade média foi de 23,0±3,4 ano com predominância do sexo feminino (71,6%) de alunos que não trabalhavam (74,5%) e que possuíam acesso a um lugar apropriado para o estudo (80,2%). Dos que trabalhavam (25,5%), 21,9% eram responsáveis pelo sustento da casa e 27,8% trabalhavam em casa. Apesar do pouco tempo de capacitação, a disponibilidade de conexão de internet, maior disponibilidade de tempo discente para as atividades acadêmicas, lugar apropriado para estudo e presença de computador individual permitiu resultados satisfatórios na percepção dos alunos sobre o uso de ferramentas online durante o ensino remoto nos cursos de graduação na área da saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, A.G. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society And Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 11, p. e488111472, 26 ago. 2019. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1472. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1472/1179. Acesso em: 07 set. 2022.

ARAUJO, J. A.; VASCONCELOS, J.C.; CARVALHO, R.M. Impacts Of Socio-Economic Differences On Educational Performance In Brazil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [s. l], n. 2, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/50529/1/2019_art_jaara%C3%BAjoimpactos.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

ARAÚJO, T.M.O; FERREIRA, S.F; MENEZES, B.S; MARINHO, M. dos S; ANDRADE, E.N. de. A Utilização Do Whatsapp Como Recurso De Suporte No Ensino Presencial. In: PROCHNO, Claudiane Ayres (org.). A função multiprofissional da fisioterapia. Ponta Grossa: Atena, 2019. Cap. 10. p. 84-93. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Antonella0611/a-funo-multiprofissional-da-fisioterapia. Acesso em: 10 out. 2022.

CAMELO, S.H.H; ANGERAMI, E.L.S. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 22, n. 2, p. 552-560, jun. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/tRSmwLZ4rpzSbR5tBp3DhTr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022.

DOS SANTOS, C. M.; BULGARELLI, P. T.; FRICHEMBRUDER, K.; COLVARA, B. C.; HUGO, F. N. Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes. Revista da ABENO, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 116–123, 2018. DOI: 10.30979/rev.abeno.v18i1.433. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/433. Acesso em: 6 set. 2022.

LIMA,E.. Mulheres no mercado de trabalho: avanços e desafios. 2022. Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/mulheres-no-mercado-de-trabalho-avancos-e-desafios. Acesso em: 09 set. 2022.

FLEURY, P.F.; POSSOLLI, G.E. Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 7442-7451, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-501. Disponível em:Prática docente e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto na educação superior em humanidades e saúde / Teaching practice and the use of information and communication technologies in remote teaching in higher education in humanities and health | Brazilian Journal of Development (brazilianjournals.com.br). Acesso: 20/09/2022.

RODRIGUES, R.; SILVA, C.; DURÃO, F.; ASSAD, R.; GARCIA, V.; MEIRA, S.. Um Modelo de Recomendação de Arquivos para Sistemas de Armazenamento em Nuvem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 111-118. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5807.Disponível: Uma Metodologia de Recomendação Híbrida Para Sistemas de Armazenamento em Nuvem - PDF Download grátis (docplayer.com.br) . Acesso: 10/10/2022.

MOREIRA, J.A.M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, s/v, n. 34, p. 351-364, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228. Acesso em: 07 maio 2022.

PEREIRA, B.R de M.; SILVA, C.C.G e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 53 f. TCC (Doutorado) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília Instituto de Ciências Biológicas, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/30127/1/2021_BrunaPereira_CarolineSilva_tcc.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

SILVA, F. C. A. da; PEREIRA, G. A.; SOARES, V. M. P. Ambientes Virtuais De Aprendizagem: O Uso Das Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Prática Pedagógica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.28880. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/28880. Acesso em: 24 abr. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva9020241426e-9002

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008