A epistemologia do pensamento autoritário na educação à luz da Teoria Crítica: contribuições e desafios

Autores

  • Michel Pisa Carnio Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018143130-139

Resumo

O presente trabalho é componente de um projeto de pós-doutorado que tem como foco fazer análises do Projeto Escola Sem Partido a partir de referenciais que ajudam a caracterizar a personalidade autoritária. Por meio da apropriação das ideias de pensadores da Escola de Frankfurt, na interface entre filosofia da educação e psicanálise, este artigo visa sistematizar fundamentos epistemológicos para pesquisas voltadas ao pensamento autoritário na educação. Discutimos que a fragilidade do ego, somada à racionalidade instrumental da sociedade e a constituição familiar, resulta em projeções equivocadas sobre a educação e sua orientação formativa, o que demanda novas orientações epistemológicas para a pesquisa educacional.

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Biografia do Autor

Michel Pisa Carnio, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e para a Matemática (UEM)

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Professor titular do Departamento de Física (UEM); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Carnio, M. P., & Neves, M. C. D. (2018). A epistemologia do pensamento autoritário na educação à luz da Teoria Crítica: contribuições e desafios. Revista Valore, 3, 130–139. https://doi.org/10.22408/reva302018143130-139