O USO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O COMPORTAMENTO SEGURO

MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ, Murillo Júnio de Ávila Santana, Sidnei Rodrigues Lima

Resumo


Um dos eixos do programa de extensão universitária do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) é direcionado para realização de ações educativas em segurança, saúde e meio ambiente. A dinâmica dessas atividades  foi fortemente impactada durante a pandemia da COVID -19 e precisou se reinventar para dar continuidade à prestação de serviços no âmbito social. Nesse cenário, o objetivo desse estudo é apresentar uma das estratégias utilizadas considerando o uso do Instagram para a veiculação de conteúdos direcionados para estimular o comportamento seguro prevenindo a ocorrência de morbi-mortalidades. Especificamente, esse trabalho foi realizado através de pesquisa documental, descritiva, qualitativa e quantitativa. O método aplicado permitiu mensurar a abrangência do produto ofertado para a comunidade através da contabilização do número de curtidas e comentários. Além disso, foram realizadas análises quanto à percepção dos alunos extensionistas quanto à relevância das atividades para a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram que ao participarem do processo educativo com a pesquisa de informações e produção/entrega de materiais para prevenção de sinistros ocorreram oportunidades para ampliar o desenvolvimento de diversas habilidades, tal como, competências técnicas, humanísticas e interpessoais. Conclui-se que a extensão ao adaptar-se às necessidades de isolamento impostas pela pandemia ampliou as oportunidades para o seu desenvolvimento devendo acrescentar de modo permanente em sua atuação o uso das redes sociais na educação sendo importante contribuidor para a instrução das pessoas.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, W. C. DE; SANTOS, E. O. DOS. A emergência da educação online: Narrativas docentes discentes de uma educação online por/em outras presencialidades. EAD EM FOCO, v. 12, p. 3, 2022. Disponível em: < https://labs.cecierj.edu.br/antesinvasao/eademfoco/index.php/Revista/article/view/1922>. Acesso em: 27 jan. 2023.

ANTUNES, B. F.. A febre do SDV e troca de likes no Instagram: táticas de guerrilha dos caçadores de seguidores e de curtidas em busca da fama inventada. COMUM (FACHA), v. 17, p. 39-54, 2016. Disponível em: < https://aluno.facha.edu.br/revista-comum>. Acesso em: 05 jan. 2023.

BARTIZK, F.; ZANDER, L.D..A Importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista Arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, mai-ago, 2016. Disponível em: < https://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/index>. Acesso em: 01 fev. 2023.

CIRINO, B. A.; GOERGEN, P.. Universidade, relação entre educação superior e ética. Série - Estudos, v. 21, p. 93-106, 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2023.

CORREIA, A. M. B.; FERNANDES, P.. Educação Especial: limites e potencialidades da educação inclusiva. Revista Interritórios, v. 2, p. 24-48, 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2023.

HAGE, Z. C. M.; KUBLIKOWSKI, I . Estilos de uso e significados dos autorretratos no Instagram: Identidades narrativas de adultos jovens brasileiros. Estudos & Pesquisas em Psicologia, v. 19, p. 523-539, 2019. Disponível em: < https://doi.org/10.12957/epp.2019.44285>, Acesso em: 06 jan. 2023.

KAMEDA, K.; BARBEITAS, M.M.; CASSIER, M.; CORREA, M. C. D. V.; CAETANO, R.; LOWY, I.; DIAS, A.C.. Testing COVID-19 in Brazil: fragmented efforts and challenges to expand diagnostic capacity at the Brazilian Unified National Health System. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p.277-420, 2021. Disponível em: < https://cadernos.ensp.fiocruz.br>. Acesso em: 05 jan. 2023.

NOGUEIRA, M. D. P.. A reforma universitária de 1918 e a extensão universitária na perspectiva da descolonização do pensamento latino americano. Revista E E: estudios de extensión en humanidades, v. 5, p. 29-48, 2018. Disponível em: < https://ffyh.unc.edu.ar/extension/revista-ee-estudios-de-extension-en-humanidades-2/>. Acesso em: 01 fev. 2023.

OTHON, R. A. de A.. Mídia em família: aspectos das relações intergeracionais no contextos das redes sociais na internet. Comunicologia – Revista de Comunicação da Universidade de Brasília, v. 14, p. 62-80, 2021. Disponível em:. Acesso em: 05 jan. 2023.

OTHON, R. A. A.; COELHO, M. G. P. . Retratos da geração digital: um estudo exploratório sobre o consumo midiático e a sociabilidade em rede na infância. Comunicação & Sociedade (Online), v. 42, p. 139-166, 2020. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2023.

QUEIROZ, M. T. A.; SANTANA, M. J. A.; LIMA, S. R.; FERNANDES, W.A.. Educação no trânsito no cenário de pandemia do Covid 19. In: XX COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 2021. Anais: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/230179/210018.pdf?sequence=1&isAllowed=y>, Acesso: 27/01/2023. Santa Catarina: UFSC, 2021, v. xx, p. 1- 8.

QUEIROZ, M. T. A.; SANTANA, M. J. A.; LIMA, S. R.; FERNANDES, W.A.. Extensão universitária: Uso das mídis sociais para prevenção de acidentes típicos. In: XX

SILVA, K. C.; KOCHHANN, A.. Tessituras entre concepções, curricularização e avaliação da extensão universitária na formação do estudante. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, p. 703-725, 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2023.

SILVA, R. H.; GATTI, M. A. N.; MARTA, S. N.; CARAM, N. R.; FRANZOLIN, S. O. B.; PEDRO, K. M.; LOPES, J. S.. Development of mobile application for safe surgery checklist.. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 1, p. 25-38, 2020. Disponível em: < www.nucleodoconhecimento.com.br>. Acesso em: 05 jan. 2023.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231434e-8085

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008