O USO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O COMPORTAMENTO SEGURO

Autores/as

  • MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ Docente/Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais Engenheiro de Segurança/Prefeitura Municipal de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7588-5646
  • Murillo Júnio de Ávila Santana Graduando em engenharia mecânica no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais
  • Sidnei Rodrigues Lima Graduando em engenharia mecânica no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231434e-8085

Resumen

Um dos eixos do programa de extensão universitária do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) é direcionado para realização de ações educativas em segurança, saúde e meio ambiente. A dinâmica dessas atividades  foi fortemente impactada durante a pandemia da COVID -19 e precisou se reinventar para dar continuidade à prestação de serviços no âmbito social. Nesse cenário, o objetivo desse estudo é apresentar uma das estratégias utilizadas considerando o uso do Instagram para a veiculação de conteúdos direcionados para estimular o comportamento seguro prevenindo a ocorrência de morbi-mortalidades. Especificamente, esse trabalho foi realizado através de pesquisa documental, descritiva, qualitativa e quantitativa. O método aplicado permitiu mensurar a abrangência do produto ofertado para a comunidade através da contabilização do número de curtidas e comentários. Além disso, foram realizadas análises quanto à percepção dos alunos extensionistas quanto à relevância das atividades para a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram que ao participarem do processo educativo com a pesquisa de informações e produção/entrega de materiais para prevenção de sinistros ocorreram oportunidades para ampliar o desenvolvimento de diversas habilidades, tal como, competências técnicas, humanísticas e interpessoais. Conclui-se que a extensão ao adaptar-se às necessidades de isolamento impostas pela pandemia ampliou as oportunidades para o seu desenvolvimento devendo acrescentar de modo permanente em sua atuação o uso das redes sociais na educação sendo importante contribuidor para a instrução das pessoas.

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Biografía del autor/a

MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ, Docente/Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais Engenheiro de Segurança/Prefeitura Municipal de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (PUC-MG), especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental (UNIVALE), mestrado em Engenharia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2006) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é docente no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e engenheiro de segurança do trabalho, concursado do quadro efetivo, da Prefeitura Municipal de Ipatinga. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, atuando principalmente com os seguintes temas: qualidade da água, acidente do trabalho, acidentes ambientais, medidas mitigadoras, produtividade e saúde do trabalhador. 

Murillo Júnio de Ávila Santana, Graduando em engenharia mecânica no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais

Graduando em engenharia mecânica no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais exercendo atividades de pesquisa e extensão

Sidnei Rodrigues Lima, Graduando em engenharia mecânica no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais

Graduando em engenharia mecânica no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais exercendo atividades de pesquisa e extensão

Citas

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Publicado

2023-08-18

Número

Sección

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)