COMPREENDENDO A GAMIFICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS COMO EXEMPLOS NO SUPORTE AO DOCENTE NAS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO

Bruno Cursino de Vasconcelos, Luma da Rocha Seixas, Rosangela Maria de Melo, Ivanildo José de Melo Filho

Resumo


Este trabalho trata-se de um recorte bibliográfico que tem como propósito compreender a gamificação e seus elementos constituintes como exemplos no suporte aos docentes nas diferentes modalidades de ensino com vistas a elucidar o público docente sobre suas possibilidades e potencialidades em sua prática pedagógica. Para tanto, são apresentados os  elementos conceituais sobre a gamificação,  na sequencia são detalhados seus elementos constituintes. São apresentadas 09 (nove) investigações que foram experimentadas  nas modalidades do ensino médio no contexto da Biologia, Língua Portuguesa e Física. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas áreas de Logística, Administração e Desenvolvimento de Sistemas. No ensino superior no cenário da Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Os resultados aferidos apontam para uma contribuição mútua na aprendizagem tanto pelos docentes no tocante a importância do planejamento e na clareza da definição sobre o tema específico a ser abordado em sua prática, quanto pelos discentes pelo fomento que esse tipo de recurso produz em sua motivação e engajamento das atividades que são propostas.

Palavras chave: Gamificação, Elementos, Suporte Docente, Modalidades de Ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, L. R. G., MINHO, M. R. S. e DINIZ, M. V. C. (2014). Gamificação: diálogos com a educação. In Fadel, L. M. et al. (Org.). “Gamificação na Educação” (pp. 74-97). São Paulo, Pimenta Cultural.

BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

BUSARELLO, R. I., Ulbricht, V. R. e FADEL, L. M. (2014). A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre gamificação como recurso motivacional. In Fadel, L. M. et al. (Org.). “Gamificação na Educação” (pp. 11-37). São Paulo, Pimenta Cultural.

FARDO, M. L. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

GONÇALVES, A. V. A contribuição da gamificação no processo de ensino-aprendizagem dos alu-nos de um curso técnico em administração. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2021.

JAHN, K.; KORDYAKA, B.; MACHULSKA, A., EILER, T. J.; GRUENEWALD, A.; KLUCKEN, T.; BRUECK, R.; GETHMANN C. F. e NIEHAVES, B. Individualized gamification elements: The impact of avatar and feedback design on reuse intention. Computers in Human Behavior, v. 119, p. 106702, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106702>. Acesso em 23 abr. 2023.

KAPP, K.M.; BLAIR, L. e MESCH, R. The Gamification of Learning and Instruction Fieldbook: Ideas into Practice. San Francisco. 2014.

MARTINS, J. C. D. A gamificação na perspectiva de ensino híbrido e sua relação com a aprendiza-gem significativa no ensino superior. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2018.

MASSI, M. L. G. Criação de objetos de aprendizagem gamificadas para uso em sala de treinamento. Revista Científica Hermes, [S.l.] n.17, p.18-35, 2017. Disponível em: http://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/article/view/304. Acesso em: 14 Ago. 2022.

MORAES, D. S. Avaliação de um Ambiente Gamificado para o Ensino de Algoritmos. 2019. 92 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, 2019.

OLIVEIRA, C. L. S. Gamificação: Uma Proposta Contemporânea para Auxiliar o Ensino da Ele-trostática no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física - MNPEF) da Uni-versidade Federal do Piauí, Teresina, 2019.

OLIVEIRA, M. S. Análise dos resultados da gamificação de uma disciplina de engenharia com rela-ção aos perfis dos alunos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal De Itajubá, Itajubá, 2019.

OLIVEIRA, W.; BITTENCOURT, Ig Ibert; DERMEVAL, D.; ISOTANI, S.i. Gamificação e Informát-ica na Educação. In: SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M.; SANTOS, E. O. (Org.). Informática na Edu-cação: games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto Ale-gre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.7) Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2023.

OLIVEIRA, W.; HAMARI, J.; SHI L.; TODA, A. M.; RODRIGUES, L., PALOMINO, P.T. e ISO-TANI, S. Tailored gamification in education: A literature review and future agenda. Education and Information Technologies, v. 28, n. 1, p. 373-406, 2023. Disponivel em:. Acesso em: 23 abr. 2023.

SEIXAS, L. R. A efetividade de mecânicas de gamificação sobre o engajamento de alunos do ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado). Pós-graduação em Ciência da Computação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 135 p. 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2023.

SEIXAS, L.R.; GOMES, A.S. e MELO FILHO, I.J., Effectiveness of gamification in engagement of students. Computers in Human Behavior, 2016. 58: p. 48–63. Diponivel em:. Acesso em: 23 abr. 2023.

SILVA, P. S. F. Aplicativo gamificado para o ensino de banco de dados: investigando estratégias de engajamento e motivação. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Municipal de São Caeta-no do Sul. São Caetano do Sul – SP, 2021

SILVA, R. S. Uso de atividades gamificadas no ensino técnico profissional: uma proposta pedagógi-ca. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 78f, 2016.

SOUZA, F. M. S. A gamificação como recurso didático para aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020.

TONÉIS, C. N. Os games na sala de aula: games na educação ou a gamificação da educação? São Pau-lo: Bookess Editora, 2017.

VIANNA, Y., VIANNA M., MEDINA, B. e TANAKA, S. (Org.) (2013). “Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos”. Rio de Janeiro, MJV.

ZAYAS, J. A. C. Gamificação de Experiências de Aprendizagem em Biologia: desafios e possi-bilidades do ensino médio. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2019.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231451e-8090

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008