COMPREENDENDO A GAMIFICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS COMO EXEMPLOS NO SUPORTE AO DOCENTE NAS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231451e-8090

Abstract

Este trabalho trata-se de um recorte bibliográfico que tem como propósito compreender a gamificação e seus elementos constituintes como exemplos no suporte aos docentes nas diferentes modalidades de ensino com vistas a elucidar o público docente sobre suas possibilidades e potencialidades em sua prática pedagógica. Para tanto, são apresentados os  elementos conceituais sobre a gamificação,  na sequencia são detalhados seus elementos constituintes. São apresentadas 09 (nove) investigações que foram experimentadas  nas modalidades do ensino médio no contexto da Biologia, Língua Portuguesa e Física. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas áreas de Logística, Administração e Desenvolvimento de Sistemas. No ensino superior no cenário da Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Os resultados aferidos apontam para uma contribuição mútua na aprendizagem tanto pelos docentes no tocante a importância do planejamento e na clareza da definição sobre o tema específico a ser abordado em sua prática, quanto pelos discentes pelo fomento que esse tipo de recurso produz em sua motivação e engajamento das atividades que são propostas.

Palavras chave: Gamificação, Elementos, Suporte Docente, Modalidades de Ensino.

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Luma da Rocha Seixas

Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Instituto de Computação – Departamento de Computação Interdisciplinar – Campus Ondina

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Published

2023-09-12

Issue

Section

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)