AÇAÍ ADVENTURE: UM RPG DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva802023145715-33Resumo
As instituições de ensino têm presenciado já há algum tempo a necessidade de adquirir meios que facilitem o aprendizado aos alunos no formato online. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um Role Playing Game (RPG) digital. Tal jogo é direcionado a professores e alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II e objetiva a mediação e melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de Ciências. Utilizou-se o método de entrevistas a fim de identificar o uso de jogos digitais na disciplina de Ciências em 10 (dez) colégios distintos da rede privada e pública da cidade de Sete Lagoas/MG, juntamente com um levantamento nas principais bases de pesquisa científica da existência de jogos voltados para a área de Ciências.Foram efetivados todos os critérios necessários para desenvolver um RPG. O Açaí Adventure aborda alguns importantes conteúdos da disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental II. O game foi construído em uma versão para teste, contendo uma fase e oito cenários, sendo possível para inserção de outras fases e consequentemente a exploração de mais conteúdos que propiciem o processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi testado por alguns professores até então e apresenta tanto potencialidades muito claras para o ensino e aprendizagem de Ciências quanto oportunidades de melhoria a serem realizadas nas próximas versões.Downloads
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