AÇAÍ ADVENTURE: UM RPG DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA DE CIÊNCIAS

Gláucio Reginaldo Gomes, Larissa Martins Espindola, Jardel Lucas Garcia, Marcus Vinícius Barbosa

Resumo


As instituições de ensino têm presenciado já há algum tempo a necessidade de adquirir meios que facilitem o aprendizado aos alunos no formato online. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um Role Playing Game (RPG) digital. Tal jogo é direcionado a professores e alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II e objetiva a mediação e melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de Ciências. Utilizou-se o método de entrevistas a fim de identificar o uso de jogos digitais na disciplina de Ciências em 10 (dez) colégios distintos da rede privada e pública da cidade de Sete Lagoas/MG, juntamente com um levantamento nas principais bases de pesquisa científica da existência de jogos voltados para a área de Ciências.Foram efetivados todos os critérios necessários para desenvolver um RPG. O Açaí Adventure aborda alguns importantes conteúdos da disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental II. O game foi construído em uma versão para teste, contendo uma fase e oito cenários, sendo possível para inserção de outras fases e consequentemente a exploração de mais conteúdos que propiciem o processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi testado por alguns professores até então e apresenta tanto potencialidades muito claras para o ensino e aprendizagem de Ciências quanto oportunidades de melhoria a serem realizadas nas próximas versões.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023145715-33

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008