AÇAÍ ADVENTURE: UM RPG DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA DE CIÊNCIAS

Autor/innen

  • Gláucio Reginaldo Gomes Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek - IBCMED
  • Larissa Martins Espindola Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek - IBCMED
  • Jardel Lucas Garcia Centro Universitário UNA, Sete Lagoas/MG, Brasil Laboratório de Educação à Distância e eLearning – Universidade Aberta, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7355-3085
  • Marcus Vinícius Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023145715-33

Abstract

As instituições de ensino têm presenciado já há algum tempo a necessidade de adquirir meios que facilitem o aprendizado aos alunos no formato online. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um Role Playing Game (RPG) digital. Tal jogo é direcionado a professores e alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II e objetiva a mediação e melhor compreensão dos conteúdos da disciplina de Ciências. Utilizou-se o método de entrevistas a fim de identificar o uso de jogos digitais na disciplina de Ciências em 10 (dez) colégios distintos da rede privada e pública da cidade de Sete Lagoas/MG, juntamente com um levantamento nas principais bases de pesquisa científica da existência de jogos voltados para a área de Ciências.Foram efetivados todos os critérios necessários para desenvolver um RPG. O Açaí Adventure aborda alguns importantes conteúdos da disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental II. O game foi construído em uma versão para teste, contendo uma fase e oito cenários, sendo possível para inserção de outras fases e consequentemente a exploração de mais conteúdos que propiciem o processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi testado por alguns professores até então e apresenta tanto potencialidades muito claras para o ensino e aprendizagem de Ciências quanto oportunidades de melhoria a serem realizadas nas próximas versões.

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Veröffentlicht

2023-05-06

Zitationsvorschlag

Gomes, G. R., Espindola, L. M., Garcia, J. L., & Barbosa, M. V. (2023). AÇAÍ ADVENTURE: UM RPG DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA DE CIÊNCIAS. Revista Valore, 8, 15–33. https://doi.org/10.22408/reva802023145715-33

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Anais I SIIPET - Seminário Internacional de Inovação, Pesquisa, Extensão e Tecnologia