Pedagogias Culturais, Corporalidades e normatividades no Ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018146542-553Resumo
Neste ensaio temos por objetivo apresentar considerações acerca de como os corpos interagem com as normalidades e instauram subjetividades, constituindo modos de aprender sobre os corpos e, de interagir com estes – um modus de refletir bio(técno)logias outras na contemporaneidade. Para isso, realizou-se imersão em um grupo presente na rede social facebook que identificaremos como Vale, analisado sob a óptica de teorizações dos Estudos Culturais das Ciências e das Educações. Assim, organizamos este manuscrito em três eixos: a) Corporificação de uma taxonomia; b) O olhar a si e as biotécnicas; e c) Violações e o corpo do Outro.
Downloads
Referências
ARTIÈRES, Philippe. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GRÓS, Frédéric. Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, p. 15-38.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é filosofia. São Paulo: Editora 34, 1997.
__________. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
ELLSWORTH, Elisabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 7-76.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In:__________. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992, p. 129-160.
__________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
__________. História da sexualidade I: A vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000. 2. ed. 264p.
MARTINS, Carlos José. Michel Foucault: Filosofia como diagnóstico do presente. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
SIBILIA, Paula O homem pós-orgânico: a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. 2 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
SIMON, Roger J. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs). Alienígenas em sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013, p. 61-82.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos culturais da ciência & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.