Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro

Bruna Moreira de Melo, Elis Maria Teixeira Palma Priotto

Resumo


Na sociedade atual, o corpo humano tem se tornado um tema instigante e de intensos debates. Dentro do contexto escolar, o grande desafio está em como ensinar, nesse sentido a elaboração de recursos didáticos que contemplem temas complexos como corpo humano podem ser eficientes no seu entendimento. Diante disso, o presente trabalho objetivou a criação e aplicação de um jogo de tabuleiro para dois alunos com necessidades educacionais especiais de modo a contribuir na compreensão do funcionamento dos níveis de organização do corpo humano. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva, com observações diretas da aplicação do jogo aos dois adolescentes. Os resultados foram satisfatórios por ambos alunos, contribuindo para a apropriação e construção do conhecimento científico.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Camila: RAMOS, Paula; GIANNELLA, Taís. Corpo humano no ensino de ciências: uma revisão da literatura nacional. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. ENPEC. São Paulo, 2015.

BEZERRA, Fabrício Leomar Lima; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo e educação: o estado da arte sobre o corpo no processo de ensino aprendizagem. Revista encontro de pesquisa em educação. Uberaba, v. 1, n.1, p. 61-75, 2013.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo uma abordagem fenomenológica. Belo Horizonte, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª série). Brasília, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica. Brasilia, 2009ª.

CARDOSO, Eliete Lemos. A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

DUARTE, Maiza Batista Oliveira. A relevância dos jogos de regras para a aprendizagem significativa. Trabalho de conclusão de curso (TCC). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012.

FLORIOS, Daia. Os jogos de tabuleiro são bons para o cérebro. Dezembro. 2014.

LEITE, Gledson Micael Silva; LIMA, Filipe Gutierre Carvalho; CALDAS, Adriana Jesus. O ensino de ciências por meio de práticas lúdicas no recreio escolar. n.7, 2014.

MELLO, Elisângela F. F.; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. A interação social descrita

por Vygotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das

tecnologias de rede. Rio Grande do Sul: Passo Fundo, 2012.

NASCIMENTO, Regiele Bentes et.al. O trabalho desenvolvido com a coordenação

motora dos alunos na educação infantil. Revista de ciências sociais do norte do Mato

Grosso, Mato Grosso, v.1, n.2, 2013.

RIOS, Fabiana Teixeira Araújo; MOREIRA, Wagner Wey. A importância do corpo no processo de ensino de aprendizagem. Revista Evidência. Araxá, v.11 n.11, p. 49-58, 2015.

RODRIGUES, Ana Paula Neves; LIMA, Cláudia Araújo. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Revista de Educação. Pernambuco, v.3, n. 5, 2017.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018148564-574

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008