O desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir das atividades experimentais

Autores

  • Elocir Aparecida Corrêa Pires Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)
  • Elio Jacob Hennrich Junior Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018150152-164

Resumo

O ensino de Ciências tem como uma de suas premissas a formação de cidadãos críticos, capazes de decidir sobre questões sócio científicas e ambientais, sendo, assim, fundamental, a promoção do pensamento crítico dos alunos. Desta forma, constitui como objetivo desse trabalho, avaliar nas publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) elementos das propostas metodológicas pautadas em atividades experimentais que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, em especifico, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, tem como propósito neste artigo, pautado na abordagem de natureza qualitativa, responder a seguinte questão: Que aspectos são desvelados em estudos científicos, sobre a experimentação no ensino de Ciências quanto sua possível contribuição para o desenvolvimento do pensamento crítico? Para tal elege, como procedimento investigativo, o estudo bibliográfico e documental, tomando como referência a técnica de Análise de Conteúdo para análise dos dados. Os resultados compartilham da ideia de que as atividades experimentais no ensino de Ciências, podem trazer contribuições para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno frente às diversas questões envolvendo a sociedade (sociais, econômicas, ambientais, politicas, entre outras), colaborando com uma educação crítica e científica do sujeito desde os primeiros anos de vida escolar.

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Biografia do Autor

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PCM – Universidade Estadual de Maringá

Elio Jacob Hennrich Junior, Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PCM – Universidade Estadual de Maringá

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

Doutora em Ciências. Departamento de Biologia – Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Pires, E. A. C., Hennrich Junior, E. J., & Moreira, A. L. O. R. (2018). O desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir das atividades experimentais. Revista Valore, 3, 152–164. https://doi.org/10.22408/reva302018150152-164