O desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir das atividades experimentais

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Elio Jacob Hennrich Junior, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira

Resumo


O ensino de Ciências tem como uma de suas premissas a formação de cidadãos críticos, capazes de decidir sobre questões sócio científicas e ambientais, sendo, assim, fundamental, a promoção do pensamento crítico dos alunos. Desta forma, constitui como objetivo desse trabalho, avaliar nas publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) elementos das propostas metodológicas pautadas em atividades experimentais que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, em especifico, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, tem como propósito neste artigo, pautado na abordagem de natureza qualitativa, responder a seguinte questão: Que aspectos são desvelados em estudos científicos, sobre a experimentação no ensino de Ciências quanto sua possível contribuição para o desenvolvimento do pensamento crítico? Para tal elege, como procedimento investigativo, o estudo bibliográfico e documental, tomando como referência a técnica de Análise de Conteúdo para análise dos dados. Os resultados compartilham da ideia de que as atividades experimentais no ensino de Ciências, podem trazer contribuições para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno frente às diversas questões envolvendo a sociedade (sociais, econômicas, ambientais, politicas, entre outras), colaborando com uma educação crítica e científica do sujeito desde os primeiros anos de vida escolar.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018150152-164

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008