O lugar do Teatro Científico na pesquisa em ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica nas Atas do ENPEC

Renan Sota Guimarães, Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Leila Inês Follmann Freire

Resumo


O presente trabalho visa identificar e caracterizar as produções sobre o teatro científico presentes nas atas do ENPEC. Identificamos e analisamos (Moraes, 1999) as pesquisas que abordam o teatro científico. Os dados foram tabelados, analisados e categorizados segundo os objetivos de cada pesquisa. Diante disso, foi possível evidenciar as linhas temáticas de submissão dos trabalhos, o perfil das pesquisas, principais referências e referenciais teóricos do teatro científico utilizados nas produções. Concluímos que há baixo número de pesquisas que englobam o tema teatro científico, onde o maior perfil de pesquisa está relacionado com a criação e apresentação de peças teatrais no ensino/aprendizagem e que há inconsistências no referencial teórico utilizados nas produções.


Texto completo:

PDF

Referências


BOAL, A. Jogos para atores e não atores. 7 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2003. 416 p.

BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994. 336 p.

CAMPANINI, B. D; ROCHA, M. B. Ciência e Arte: Contribuições do Teatro Científico para o Ensino de Ciências em atas do ENPEC. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

GARDAIR, T.L.C.; SCHALL, V.T. Ciências possíveis em Machado de Assis: teatro e ciência na educação científica. Revista Ciência & Educação, vol. 15, nº 3, 2009, p. 695-712.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991. 175 p.

GOHN, M. G. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015. 65 p

GUIMARÃES, R. S.; SILVA, C. S. As implicações do Teatro Científico como prática educativa na perspectiva da educação não formal. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

JAPIASSÚ, R. O. V. As artes e o desenvolvimento cultural do ser humano. Educação e Sociedade, v. 20, n° 69, dezembro de 1999, p. 34-59.

JUNIOR, F. S. S. A et al. Influência do Teatro Científico Aliado a Experimentação na Aprendizagem de Conceitos Químicos In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2015.

JUNIOR, F. S. S. A et al. o papel do teatro científico na formação inicial de professores de química no sertão nordestino. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2013.

LUPETTI, K. O. et al. Grupo Olhares: Teatro, ciência e inclusão. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2015.

LUPETTI, K. O. Teatro e deficiência visual: a experiência do grupo Olhares. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. Atas...UFSCar: São Carlos, 2012.

LUPETTI, K. O. Teatro e divulgação científica: encontro ciência em cena. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2013.

MEDINA, M.; BRAGA, M. O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. V.27, n.2, 2010, p. 313-333.

MENEZES, C. G. P; MOREIRA, L. M. Mulher e Ciência no Texto Oxigênio. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2015.

MONTENEGRO, B. et. al. O papel do teatro na divulgação científica: a experiência da Seara da Ciência. Ciência e Cultura, vol.57, n.4, p. 31-32, 2005.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre. V. 22, n. 37, 1999, p. 7-32.

MOREIRA, L. M. O Jogo teatral no ensino de química: contribuições para a construção da cidadania. 2008. 154f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2008.

MOREIRA, L. M. O teatro em museus e centros de ciências: uma leitura na perspectiva da alfabetização científica. 2013. 173f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, 2015, p. 511-523.

MOREIRA, L. M; MARANDINO, M. O Teatro em Museus e Centros de Ciências Brasileiros. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas... ABRAPEC: Campinas, 2011.

PINTO, G. A; MOREIRA, L. M. A presença do teatro científico em periódicos listados no WEBQualis CAPES. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2015.

ROQUE, N. F. Química por meio do teatro. Química Nova na Escola. n.25, 2007, p.27-29.

ROQUE, N. F. Uma festa no céu – peça em um ato focalizando o desenvolvimento da Química a partir do século XVIII. Revista Química Nova na Escola, nº 25, maio de 2007, p. 30-33.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. 384 p.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018152165-175

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008