HABITIUS, PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONCEPÇÃO DE BOURDIEU: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo os conceitos de habitus, capital cultural e capital social de Bourdieu, têm sido utilizados em estudos que tem como foco a formação de professor de ciências quanto ao seu saber e fazer docente. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, como método de pesquisa, tendo como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Google Acadêmico e ERIC. Após aplicações de critérios de inclusão e exclusão, vinte e duas produções foram selecionadas e inventariadas. A análise dos resultados indicou que, com o olhar na perspectiva teórica de Bourdieu, os trabalhos analisados abordam trajetórias, relações de pertencimentos de classes, trajetória social, ampliação e mobilização do capital cultural, disposições culturais na concepção docente, em que também a questão da construção das estruturas que formam o habitus docente se modifica  com as novas concepções sobre o campo educacional que são vivenciadas no início da profissão docente, onde é incorporado o habitus professoral, e isso vai refletir no seu saber fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene da Silva Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do curso de Pós- Graduação em Educação para Ciências de Matemática da universidade Estadual de Maringá-PR, Area de Ciências Exatas-Química.

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Professor Dr. do Departamento de Química, Coordenador Geral da RENOEN, Coordenador do Polo Acadêmico RENOEN/UFS.

Referências

ALVARENGA, Bruna Telmo; TAUCHEN, Gionara; SCHIRMER, Sirlei Nádia. Ciclo profissional da docência universitária: percepções sobre qualidade incorporada pelo capital cultural. EccoS Revista Científica, n. 51, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71566554019. Acesso em: 27 dez. 2022.

ALVES. Neidyérika Lemes. A participação de professores do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa na constituição do campo da educação química no Paraná: um olhar a partir de Bourdieu. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3762. Acesso em: 02 jan.2022.

ANLIMACHIE, Moses Ackah; AVOADA, Cynthia; AMOAKO-MENSAH, Thomas. Leapfrogging inequality strategies for transformed rural education: A school district case, Ghana. Australian and International Journal of Rural Education, v. 32, n. 1, p. 33-51, 2022.Disponível em: https://doi.org/10.47381/aijre.v32i1.282. Acesso em: 27 dez. 2022.

AGOSTINI, Gabriela. Trajetórias de professores de química: uma análise sociológica dos condicionantes sociais para as escolhas da docência como profissão. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181000.

ANTUNES, Denise Dalpiaz; GUILHERME, Alexandre Anselmo; DA SILVA, Lucas Rech. Reflexões acerca da formação continuada de professores na docência. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, p. 154-158, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2408. Acesso em: Acesso em: 16 jan. 23.

ARAÚJO, Renata Souza. “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

BARDIN, L. Análise do conteúdo; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro- São Paulo: Ed. 70, 2011.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. Trad. Patrícia Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. p. 46- 81.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A; CATANI, A. (Org.). Pierre Bourdieu: Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007a, p.71-79.

BOURDIEU, P. O capita social-notas provisórias. In: NOGUEIRA, M. A; CATANI, A. (Org.). Pierre Bourdieu: Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007b, p.65-69.

BOURDIEU, P. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense editora, 1987, 234p.

CARVALHO RIBEIRO, A. Processos de formação do capital cultural e resistência de professores alunos na Amazônia Setentrional. Utopía y Praxis Latinoamericana, v. 22, n. 79, p. 57-69, 14 nov. 2017. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/22962. Acesso em: 16 jan. 23.

CAMPOS, Katia Lidiane de. CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA: Trajetória social, habitus e capital cultural. 2021.Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/215020.

CARLINDO, E. P.; DA SILVA, M. Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus. Educação em Foco, [S. l.], v. 20, n. 30, p. 83–104, 2017. DOI: 10.24934/eef.v20i30.1878. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878. Acesso em: 16 jan. 2023.

COSTA, L. S. Do capital cultural à alfabetização científica: relações existentes no ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2020. Disponível em: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/11186.

DIAS, Guilherme Nogueira. A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44484 . Acesso em: 02 jan. 2022.

FOLTRAN, E. P. A política pública de formação de professores na modalidade a distância e o habitus do egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPG. 2019, 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2019. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2854.

FREITAS, L. L. de; MARIANO, A. L. S. O desenvolvimento profissional docente em diálogo com as concepções teóricas de pierre bourdieu: a constituição do habitus profissional no ensino de história. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 25–42, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.504. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/504 . Acesso em: 03 dez. 2022.

KITCHENHAM, B.; BRERETON, P.; BUDGEN, D.; TURNER, M.; BAILEY, J.; LINKMAN, S. Systematic literature reviews in software engineering – A systematic literature review. Information and Software Technology, v. 51, p. 7-15, 2009.

MARCON, T. A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 545–564, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13079. Acesso em: 18 jan. 2023.

MASSI, L..; VILLANI, A. O destino social de licenciandos e bacharéis em química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 31, p. e20170089, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660720. Acesso em: 19 jan. 2023.

MELLO, A. C. R. de; HIGA, I. Busca por capitais no campo da escola e sua relação com o desenvolvimento profissional docente de professores supervisores de estágio de ciências e biologia. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 301-317, 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180020004. Acesso em:09 dez. 2022.

MENDONÇA, A. S. Apropriações conceituais bourdieusianas no ensino de Ciências para alunos surdos. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 796–809, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1015. Acesso em: 17 jan. 2023.

MONTEIRO, E. P. Educação científica intercultural: contribuições para o ensino de química nas escolas indígenas Ticuna do Alto Solimões-AM. 2018. 278 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência)- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru- SP. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/157462>. Acesso em: 08 dez. 2022.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVIERI LOPES CARMIGNOLLI, A.; MUZZETI, L. R.; SANSEVERINATO MICHELETI, L. I. A influência do capital cultural na formação docente. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 225–232, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13694. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13694. Acesso em: 08 dez. 2022.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior. EccoS–Revista Científica, n. 57, p. 15907, 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15907. Acesso em: 29 dez. 2022.

VOLKMAN, Elizabete. Licenciatura em matemática e a preparação para a docência: o que dizem os licenciandos. 2017.201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2355. Acesso em: 5 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Souza, E. da S., & Wartha, E. J. (2024). HABITIUS, PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONCEPÇÃO DE BOURDIEU: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Valore, 9, e-9025. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1527

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)