HABITIUS, PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONCEPÇÃO DE BOURDIEU: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Résumé
Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo os conceitos de habitus, capital cultural e capital social de Bourdieu, têm sido utilizados em estudos que tem como foco a formação de professor de ciências quanto ao seu saber e fazer docente. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, como método de pesquisa, tendo como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Google Acadêmico e ERIC. Após aplicações de critérios de inclusão e exclusão, vinte e duas produções foram selecionadas e inventariadas. A análise dos resultados indicou que, com o olhar na perspectiva teórica de Bourdieu, os trabalhos analisados abordam trajetórias, relações de pertencimentos de classes, trajetória social, ampliação e mobilização do capital cultural, disposições culturais na concepção docente, em que também a questão da construção das estruturas que formam o habitus docente se modifica com as novas concepções sobre o campo educacional que são vivenciadas no início da profissão docente, onde é incorporado o habitus professoral, e isso vai refletir no seu saber fazer docente.
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