Investigação, Problematização e Argumentação: conteúdo e metodologia no ensino de Ciências

Fernando Rodrigo Bertusso, Cléria Maria Wendling, Vilmar Malacarne

Resumo


As metodologias científicas identificam-se com a Ciência como processo e como conteúdo e se constroem com base nos métodos particulares das diversas Ciências. Metodologias didáticas que apresentem a maneira que o conhecimento é construído, são alternativas que podem estimular que os alunos se apropriem melhor dos conteúdos da disciplina de Ciências, permitindo que desenvolvam atitude crítica frente a temas científicos que afligem a sociedade. O ensino por investigação, argumentação e problematização trabalha com o estabelecimento de um problema que leve os alunos a se envolverem com formas de resolver situação possibilitando ao aluno a construção de entendimento sobre os conhecimentos científicos, e é este o foco deste texto.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018156211-222

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008