PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar

Autores

  • FRANCISCA AUDERLÂNIA DE OLIVEIRA DIAS E.E.I.F.Dr. João Gonçalves de Souza
  • Mykonn Conrado Domingos E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • AMANDA DA SILVA SOUZA E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • ANA RAYSA ALVES DE FREITAS E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • Vitória Maria Duarte de Sousa E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva9020241598115-123

Resumo

O debate partindo da instituição escolar é premente para se apontar meios que visem minorar os impactos negativos gerados pela mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a obesidade, a violência, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais e, ainda, a relação do consumismo dentro da população negra, que é uma temática que requer atenção na sociedade e, sobretudo, dentro da escola. O objetivo do presente projeto é refletir o consumismo à luz da análise dos condicionantes e consequências do consumo na atual conjuntura associado a questões raciais. Esta pesquisa trata-se de um trabalho de campo, estruturado pela realização de uma entrevista com a comunidade escolar em geral: estudantes, docentes, funcionários e pais, além de ações desenvolvidas pelos alunos como estratégia de conscientização da comunidade escolar. Através deste estudo, pode-se perceber que o consumismo é muitas vezes influenciado por mecanismos da internet e que há uma desigualdade quando relacionado à população negra. Por isso, abordar essas questões de forma holística é essencial para promover um ambiente mais equitativo e saudável.

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Biografia do Autor

FRANCISCA AUDERLÂNIA DE OLIVEIRA DIAS, E.E.I.F.Dr. João Gonçalves de Souza

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Vale do Acaraú (2002) e Graduada em ARTES VISUAIS pela Universidade Estadual do Ceará (2023), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IFCE-CEDRO, e de Gestão e Coordenação Universidade Candido Mendes. Atua como Diretora Adjunta na SME de Lavras da Mangabeira e possui experiência na área de Educação à Distância, Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Plataformas Moodle, Google Classroom), cultura Maker e abordagem STEAM. Consultora, palestrante em tecnologia educacional certificada pelo Google Nível 2 com foco em capacitação docente no uso criativo da tecnologia educacional, Certificação para a Formação de Educadores Multiplicadores do EducaMídia

Mykonn Conrado Domingos, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA UDI (Unidade Descentralizada de Iguatu)

Graduado em Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (FATEC)

Graduando em Segunda Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa/ Libras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - Faveni

Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (Unifaveni)

Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro

Professor do Ensino Fundamental II na E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

AMANDA DA SILVA SOUZA, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Aluna do 9 º ano

ANA RAYSA ALVES DE FREITAS, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Aluna do 9 º ano

Vitória Maria Duarte de Sousa, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Professora do Ensino Fundamental II na E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Graduanda em Matemática

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Publicado

2024-01-19

Como Citar

DE OLIVEIRA DIAS, F. A., Domingos, M. C., SOUZA, A. D. S., ALVES DE FREITAS, A. R., & Duarte de Sousa, V. M. (2024). PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar. Revista Valore, 9, 115–123. https://doi.org/10.22408/reva9020241598115-123

Edição

Seção

XVI SIAT & VIII SERPRO - Comunicação Oral