PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva9020241598115-123Resumo
O debate partindo da instituição escolar é premente para se apontar meios que visem minorar os impactos negativos gerados pela mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a obesidade, a violência, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais e, ainda, a relação do consumismo dentro da população negra, que é uma temática que requer atenção na sociedade e, sobretudo, dentro da escola. O objetivo do presente projeto é refletir o consumismo à luz da análise dos condicionantes e consequências do consumo na atual conjuntura associado a questões raciais. Esta pesquisa trata-se de um trabalho de campo, estruturado pela realização de uma entrevista com a comunidade escolar em geral: estudantes, docentes, funcionários e pais, além de ações desenvolvidas pelos alunos como estratégia de conscientização da comunidade escolar. Através deste estudo, pode-se perceber que o consumismo é muitas vezes influenciado por mecanismos da internet e que há uma desigualdade quando relacionado à população negra. Por isso, abordar essas questões de forma holística é essencial para promover um ambiente mais equitativo e saudável.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ariella Silva. A incorporação dos negros no mercado de trabalho: um estudo de 1930 a 1945. Araraquara: Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. Disponível em: Acesso em 19 de agosto de 2023.
BAPTISTA, Felipe Villar. Educação no uso do cartão de crédito: proposição de um roadmap via análise multivariada. 2021.
BUZOLLO, Ana Beatriz Siqueira. Consumidor crítico: uma análise sobre suas decisões nas compras. 2021.
CORTEZ, ATC., and ORTIGOZA, SAG., orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p. ISBN 978-85-7983-007-5. Available from SciELO Books .
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 25 et seq
GIGLIO, E. M. O comportamento do consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo?. Estação das Letras e Cores Editora, 2020.
PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus. Três dimensões para compreender as mediações comunicacionais do consumo na contemporaneidade. MATRIZes, v. 13, n. 3, p. 109-126, 2019.
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; rio de Janeiro: Pallas, 2005, p. 16-17.
SILVA, Marcela Martins et al. Comportamento do consumidor e intenção de compra de serviços hoteleiros: influência ao assistir vídeos na internet. Podium, v. 9, n. 2, p. 286-307, 2020.
ZAMBON, MARCELO SOCORRO; GIULIANI, ANTONIO CARLOS. Estudo sobre a compra por impulso no varejo por faixa etária e gênero: o caso de Jundiaí/SP. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 06, p. 27-27, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.