PERSPECTIVAS E IMPACTOS DO CONSUMO EXCESSIVO ASSOCIADO ÀS DESIGUALDADES RACIAIS uma proposta de conscientização e intervenção escolar

Autores

  • FRANCISCA AUDERLÂNIA DE OLIVEIRA DIAS E.E.I.F.Dr. João Gonçalves de Souza
  • Mykonn Conrado Domingos E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • AMANDA DA SILVA SOUZA E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • ANA RAYSA ALVES DE FREITAS E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • Vitória Maria Duarte de Sousa E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva9020241598115-123

Resumo

O debate partindo da instituição escolar é premente para se apontar meios que visem minorar os impactos negativos gerados pela mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a obesidade, a violência, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais e, ainda, a relação do consumismo dentro da população negra, que é uma temática que requer atenção na sociedade e, sobretudo, dentro da escola. O objetivo do presente projeto é refletir o consumismo à luz da análise dos condicionantes e consequências do consumo na atual conjuntura associado a questões raciais. Esta pesquisa trata-se de um trabalho de campo, estruturado pela realização de uma entrevista com a comunidade escolar em geral: estudantes, docentes, funcionários e pais, além de ações desenvolvidas pelos alunos como estratégia de conscientização da comunidade escolar. Através deste estudo, pode-se perceber que o consumismo é muitas vezes influenciado por mecanismos da internet e que há uma desigualdade quando relacionado à população negra. Por isso, abordar essas questões de forma holística é essencial para promover um ambiente mais equitativo e saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

FRANCISCA AUDERLÂNIA DE OLIVEIRA DIAS, E.E.I.F.Dr. João Gonçalves de Souza

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Vale do Acaraú (2002) e Graduada em ARTES VISUAIS pela Universidade Estadual do Ceará (2023), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IFCE-CEDRO, e de Gestão e Coordenação Universidade Candido Mendes. Atua como Diretora Adjunta na SME de Lavras da Mangabeira e possui experiência na área de Educação à Distância, Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Plataformas Moodle, Google Classroom), cultura Maker e abordagem STEAM. Consultora, palestrante em tecnologia educacional certificada pelo Google Nível 2 com foco em capacitação docente no uso criativo da tecnologia educacional, Certificação para a Formação de Educadores Multiplicadores do EducaMídia

Mykonn Conrado Domingos, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA UDI (Unidade Descentralizada de Iguatu)

Graduado em Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (FATEC)

Graduando em Segunda Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa/ Libras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - Faveni

Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (Unifaveni)

Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro

Professor do Ensino Fundamental II na E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

AMANDA DA SILVA SOUZA, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Aluna do 9 º ano

ANA RAYSA ALVES DE FREITAS, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Aluna do 9 º ano

Vitória Maria Duarte de Sousa, E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Professora do Ensino Fundamental II na E.E.I.F. Dr. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Graduanda em Matemática

Referências

ARAÚJO, Ariella Silva. A incorporação dos negros no mercado de trabalho: um estudo de 1930 a 1945. Araraquara: Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. Disponível em: Acesso em 19 de agosto de 2023.

BAPTISTA, Felipe Villar. Educação no uso do cartão de crédito: proposição de um roadmap via análise multivariada. 2021.

BUZOLLO, Ana Beatriz Siqueira. Consumidor crítico: uma análise sobre suas decisões nas compras. 2021.

CORTEZ, ATC., and ORTIGOZA, SAG., orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p. ISBN 978-85-7983-007-5. Available from SciELO Books .

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 25 et seq

GIGLIO, E. M. O comportamento do consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo?. Estação das Letras e Cores Editora, 2020.

PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus. Três dimensões para compreender as mediações comunicacionais do consumo na contemporaneidade. MATRIZes, v. 13, n. 3, p. 109-126, 2019.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; rio de Janeiro: Pallas, 2005, p. 16-17.

SILVA, Marcela Martins et al. Comportamento do consumidor e intenção de compra de serviços hoteleiros: influência ao assistir vídeos na internet. Podium, v. 9, n. 2, p. 286-307, 2020.

ZAMBON, MARCELO SOCORRO; GIULIANI, ANTONIO CARLOS. Estudo sobre a compra por impulso no varejo por faixa etária e gênero: o caso de Jundiaí/SP. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 06, p. 27-27, 2014.

Publicado

2024-01-19

Edição

Secção

XVI SIAT & VIII SERPRO - Comunicação Oral