FONTES PRIMÁRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Hugo Shigueo Tanaka dos Santos, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli

Resumo


Existem diversas visões deformadas da construção das Ciências, o que é devido ao Ensino de Ciências estar reduzido apenas aos resultados obtidos pelos cientistas. De maneira a superar esse tipo de concepção, defendemos o uso da História da Ciência no Ensino. Assim, no presente trabalho, temos como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a utilização e as potencialidades das Fontes Primárias como recurso didático. Além disso, também buscamos discutir sobre as dificuldades da inserção dos textos originais no Ensino: a dificuldade de interpretação dos excertos e a elaboração de atividades interessantes. Esperamos que este trabalho contribua para as próximas pesquisas sobre o uso das Fontes Primárias no Ensino. Este artigo é parte de um projeto de pesquisa de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Giovanninni Leite de Freitas. Fontes Primárias da História do Vácuo e da Pressão Atmosférica na Sala de Aula: cartas e jornais históricos em articulação com o livro-texto do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado) – UFRN. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018.

BATISTA, Giovanninni Leite de Freitas; DRUMMOND, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira; FREITAS, Daniel Brito de. Fontes primárias no ensino de física: considerações e exemplos de propostas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 663-702, dez., 2015.

BOSS, Sergio Luiz Bragatto. Ensino de Eletrostática – História da Ciência Contribuindo para a Aquisição de Subsunçores. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Bauru, 2009.

BOSS, Sergio Luiz Bragatto; SOUZA FILHO, Moacir Pereira de; CALUZI, João José. Traduções de fonte primária – algumas dificuldades quanto à leitura e o entendimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas, SP. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2017.

BUENO, Maria Christina Fernandes. PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. Combinando a Leitura de Originais da Ciência com Outras Atividades Didáticas para Construir o Conhecimento na Sala De Aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Campinas, SP. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.

CACHAPUZ, António et al. Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia: um requisito essencial para a renovação da educação científica. In: CACHAPUZ, António et al. (Orgs.). A Necessária renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 3ª ed., 2011, p. 35-68.

DIAS, Valéria Silva; MARTINS, Roberto de Andrade. Michael Faraday: O caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnética. Ciência & Educação, v. 10. n. 3. p. 517-530, 2004.

GARDELLI, Daniel. Concepções de Interação Física: Subsídios para uma Abordagem Histórica do Assunto no Ensino Médio. 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: a História das Ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

MATTHEWS, Michael R. Science Teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

SANTOS, Hugo Shigueo Tanaka dos. Controvérsias Entre a Ação a Distância e a Ação por Campos – Subsídios para o uso da História do Eletromagnetismo em Sala de Aula. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, 2018.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018161270-276

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008