UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?

Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Neide Maria Michellan Kiouranis

Resumo


Por meio deste estudo qualitativo realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema história e filosofia da ciência na formação de professores. O banco de dados consultado foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando três palavras-chave na busca para o período de 1998 a 2018. Dos 842 resultados da busca, trinta e oito pesquisas foram analisadas e classificadas conforme o foco do estudo. A análise resultou em sete categorias que incluem análise de currículo, análise de livro didático, elaboração e implementação de propostas voltadas a história e filosofia da ciência e investigação de visões de natureza da ciência, evidenciando uma linha de pesquisa já consolidada e em ascensão nas pesquisas realizadas na pós-graduação.


Texto completo:

PDF

Referências


ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers’conceptions of nature of science: a critical review of literature. International Journal of Science Education, Londres, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J. VILCHES, A. A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Vozes,2006.

FERES, G. G. Da organização ao compartilhamento do conhecimento científico gerado na área de educação em ciências no Brasil: uma contribuição à criação de facilidades de acesso e uso da informação. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2001.

FREIRE JR, O. A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciências. In: SILVA FILHO, W. J. et al. Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Ed. Arcádia, 2002, p. 13-30.

GALVÃO, M. C. B., PLUYE, P., RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista da Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2018.

GIL-PÉREZ, D. Tres Paradigmas Basicos em la Enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 26-33, 1983.

GIL-PÉREZ, D., FERNÁNDEZ MONTORO, I., CARRASCOSA ALÍS, J., CACHAPUZ, A., PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, n. 7, v. 2, p. 121 – 133, 2001.

LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, R. A. Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: Martins, A. M. (Ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993.

MARTINS, L. A. P. A história da ciência e o ensino da biologia. Ciência & Ensino, Campinas, n. 5, p. 18-21, 1998.

MATHEWS, M. R. Science Teaching: The role of History and Philosophy os Science. New York: Routledge, 1994.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. S., Gomes, S. F. D. R. (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MEGID NETO, J; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

RIVERO, A.; WAMBA, A.M. Naturaleza de la Ciencia y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la Ciencia como objetivo de enseñanza. In: Cañal P. (coord.) Biología y Geología: Complementos de formación disciplinar. Barcelona: Editorial GRAÓ, 2011.

SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Editorial Síntesis S. A., 2002.

SAUNDERS, W. L. Alternative conceptions of the nature of science responses from students, teachers and professors. Education, v. 107, n. 1, p. 98-104, 2001.

OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino da história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v.14, n.1, p.67-88, 2008.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018165596-607

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008