OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Autores

  • João Carlos Pereira de Moraes Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos – FAESO
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018166290-300

Resumo

Este artigo visa analisar as compreensões de futuros pedagogos sobre os conhecimentos essenciais para a docência em Matemática nos Anos Iniciais. Para coleta dos dados, os pesquisadores elaboraram e aplicaram um questionário com seis perguntas para dez licenciandos de um curso de pedagogia de uma instituição privada, sendo que nenhum desses cursou disciplina relativa ao Ensino de Matemática. Como resultado, vê-se que os licenciandos apontam para os conhecimentos de conteúdo de matemática como maior necessidade em sua formação, em detrimento dos demais. Por fim, vale ressaltar a necessidade de propostas mais reflexivas em Educação Matemática para o grupo e que fujam de práticas reprodutivistas de ensino.

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Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos – FAESO

Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos – FAESO

Pós-dourando em Educação (UEPG)

Doutor em Educação (USP)

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora do PPGE e PPGECEM (UEPG)

Supervisora de Pós-doutorado (UEPG)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Moraes, J. C. P. de, & Pereira, A. L. (2018). OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO. Revista Valore, 3, 290–300. https://doi.org/10.22408/reva302018166290-300