A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva9020241677124-140Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade.
Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
LAYRARGUES, P.P. Educação Ambiental nas sociedades capitalistas. Revista Nova América, nº 157, p. 24-30. 2018.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porta Alegre: Sulina, 2007.
______Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MORIN, Edgar: KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina 2002.
MORIN, Edgar; KERN & RODRIGUES, Maria Lúcia (ORG.). Edgar Morin: Em busca dos fundamentos perdidos. Porto Alegre: Sulina 2002.
OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Como definir uma Pedagogia que oriente o trabalho em creche. Pátio: Educação Infantil, Porto Alegre, v. 5, n. 13, p. 14-16, jun. 2007.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1981.
PONTALTI, E. S. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte. 2005.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.
SANTOS, José Messias dos: PEREIRA, Adilson. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005. 120 p.
VALDAMERI, J. A. Educação Ambiental: Um Diagnóstico em Escolas Municipais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.