A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA

Giovana Sanches Pitzschk Foglia, Marcus Alexandre Cavalcanti, Maria Geralda de Miranda

Resumo


O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade.                        

Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa

 


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva9020241677124-140

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008