A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Giovana Sanches Pitzschk Foglia Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)
  • Marcus Alexandre Cavalcanti Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva9020241677124-140

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca de produções acadêmicas nacionais que tematizam a Educação Ambiental na Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes compreendendo o período entre 2018 e 2023. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório tomando como base 11 Dissertações publicadas no Brasil. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Os resultados dos trabalhos abordados neste estudo indicam que as práticas de Educação Ambiental na infância são abrangentes e compreendem diferentes práticas pedagógicas, ações lúdicas como estratégia de educação ambiental, promoção de uma educação ambiental crítica e iniciativas de docentes e gestores que despertem e estimulem a atenção dos alunos para as questões ambientais, Para que a Educação Ambiental seja efetiva na Educação Infantil, ela depende de atividades que ampliem a visão da criança sobre a relação entre o meio ambiente e sua comunidade.                        

Palavras chave: Educação Ambiental, Ensino Infantil, Revisão Integrativa

 

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Biografia do Autor

Giovana Sanches Pitzschk Foglia, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Mestranda em Desenvolvimento Local pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

M

Marcus Alexandre Cavalcanti, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Doutor em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 Pós - Doutorando do Programa de Pós- graduação em Desenvolvimento Local CNPq - UNISUAM 

Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Doutora em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor titular e pesquisador do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Pós-doutora em Ciências Humanas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (UERJ)

Pós-doutora em Linguística, Letras e Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ)

 

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Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

XVI SIAT & VIII SERPRO - Comunicação Oral