CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EPISTEMOLOGIA: DO NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA AO CÍRCULO DE VIENA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018171619-629Resumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre as influências de filósofos, físicos e astrônomos no nascimento da Ciência Moderna. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, o artigo aborda também o surgimento do Círculo de Viena no início do século XX, seus integrantes, objetivos e influências na ciência atual e na construção do conhecimento científico e uma breve reflexão sobre a epistemologia contemporânea. Os resultados preliminares apontam que nomes como Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes são os principais apontados como precursores da Ciência Moderna e que as influências do Círculo de Viena ainda se fazem presentes nos dias de hoje.
Downloads
Referências
ALVES, T. S. A Variação Linguística e o Paradigma de Boaventura de Sousa Santos. In: OLIVEIRA, I. A.; ARAÚJO, M. D.; CAETANO, V. N. S. (orgs). Epistemologia e educação: reflexões sobre temas educacionais. Belém: PPGED-UEPA, 2012.
BARBOSA, M. R. Alexandre Koyré e a revolução científica do século XVII: formulação de um novo conceito para a ciência experimental. IN: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 26. 2011, São Paulo. Anais. São Paulo, 2011.
BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna, v. 2: das máquinas do mundo ao universo-máquina. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
CARNIELLI, A. A. Filosofia da ciência. In: OLIVEIRA, A. S. (org.). Introdução ao pensamento filosófico. 8. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
CASTAÑON, G. Introdução à epistemologia. São Paulo: Editora EPU, 2007.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
GERMANO, M. G. Uma nova ciência para um novo senso comum. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
GIOIA, S. C. A Razão, a experiência e a construção de um universo geométrico: Galileu Galilei (1564-1642). In: ANDERY, M. A. P. A., et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. p. 179-192.
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 3. Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1979.
MAIA, A. C. A. Kelsen e a filosofia da linguagem de Wittgenstein: um estudo comparado do tractatus logico-philosóphicus e das investigações filosóficas sobre a teoria pura do direito. 2006. 107 f. Dissertação – Faculdade Mineira de Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
MARQUES, J. O. A. Resenha da tradução brasileira do Tractatus de Wittgenstein. Publicada em Manuscrito. Campinas: CLE-Unicamp, v. 18, n. 2, p. 445-463, out. 1995.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
NERY, V. S. C. O debate epistemológico sobre a história da educação brasileira. In: OLIVEIRA, I. A.; ARAÚJO, M. D.; CAETANO, V. N. S. (orgs). Epistemologia e educação: reflexões sobre temas educacionais. Belém: PPGED-UEPA, 2012.
OUELBANI, M. O Círculo de Viena. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
POSSOLI, G. E.; HANNA, P. C. M. Epistemologia. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2012.
RIBEIRO FILHO, S. A transformação do papel da metafísica no pensamento de Karl Popper. 2005. 105 f. Dissertação – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. 2005.
VIDEIRA, A. A. P. Breves considerações sobre a natureza do método científico. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. 23-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.