ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA BNCC E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Autores

  • Alessandra Batista de Godoi Branco
  • Emerson Pereira Branco
  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Lucila Akiko Nagashima Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713

Resumo

Este artigo objetiva, por meio de revisão bibliográfica, investigar conceitos de Alfabetização e Letramento Científico, verificar sobre o Letramento Científico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abordar sobre os investimentos na Ciência e na Tecnologia no Brasil. Os resultados apontam que (1) Alfabetização e Letramento Científico possuem conceitos interligados que significam conhecer, opinar, agir e participar das questões que afetam a vida dos sujeitos e da sociedade; (2) a BNCC apresenta o conceito de Letramento Científico de modo pontual e (3) a falta de investimentos afeta o ensino de Ciências, o desenvolvimento tecnológico do país e, consequentemente, dificulta a formação de sujeitos letrados cientificamente

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Biografia do Autor

Alessandra Batista de Godoi Branco

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí.

Emerson Pereira Branco

Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Branco, A. B. de G., Branco, E. P., Fávaro Alegrâncio Iwasse, L., & Akiko Nagashima, L. (2018). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA BNCC E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Revista Valore, 3, 702–713. https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713