POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL: UMA ANÁLISE QUANTI-QUALI
Resumo
Este artigo tem como como objetivo geral analisar e descrever a percepção dos colaboradores de uma empresa comercial quanto às políticas e práticas de gestão de pessoas de uma organização que atua em todo território nacional na venda de peças automotivas. Para a coleta de dados, 62 colaboradores responderam à Escala de Políticas e Práticas de Recursos Humanos (EPPRH) e uma gestora de pessoas concedeu uma entrevista semiestruturada. A escala foi analisada quantitativamente conforme regra própria e a entrevista foi interpretada qualitativamente segundo a Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE). Os dados quantitativos identificaram que os colaboradores não percebem nenhuma das políticas e práticas de gestão de pessoas. A análise da entrevista com a gestora de pessoas reforçou a interpretação destes dados na medida em que seu relato apontou que as políticas e práticas de gestão de pessoas não estavam sistematicamente formuladas no âmbito da organização e não possuía diretrizes estratégicas organizacionais definidas. É importante que este aspecto seja revisitado e valorizado pela organização para que a área possa estar efetivamente atuando estrategicamente nos processos organizacionais. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para a implementação de um modelo estratégico de gestão de pessoas onde as políticas e práticas de gestão de pessoas possam estar integradas com o propósito da organização e possam contribuir com os resultados organizacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.