POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL: UMA ANÁLISE QUANTI-QUALI

Autores

  • Kassia Cristine da Silva Godoy Centro Universitário Alves de Faria
  • Herica Landi de Brito Centro Universitário Alves de Faria
  • Valéria Marques de Oliveira Associação Educacional Dom Bosco

Resumo

Este artigo tem como como objetivo geral analisar e descrever a percepção dos colaboradores de uma empresa comercial quanto às políticas e práticas de gestão de pessoas de uma organização que atua em todo território nacional na venda de peças automotivas. Para a coleta de dados, 62 colaboradores responderam à Escala de Políticas e Práticas de Recursos Humanos (EPPRH) e uma gestora de pessoas concedeu uma entrevista semiestruturada. A escala foi analisada quantitativamente conforme regra própria e a entrevista foi interpretada qualitativamente segundo a Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE). Os dados quantitativos identificaram que os colaboradores não percebem nenhuma das políticas e práticas de gestão de pessoas. A análise da entrevista com a gestora de pessoas reforçou a interpretação destes dados na medida em que seu relato apontou que as políticas e práticas de gestão de pessoas não estavam sistematicamente formuladas no âmbito da organização e não possuía diretrizes estratégicas organizacionais definidas. É importante que este aspecto seja revisitado e valorizado pela organização para que a área possa estar efetivamente atuando estrategicamente nos processos organizacionais. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para a implementação de um modelo estratégico de gestão de pessoas onde as políticas e práticas de gestão de pessoas possam estar integradas com o propósito da organização e possam contribuir com os resultados organizacionais.

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Publicado

2024-06-24

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)