ASTRONOMIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DO PARANÁ

Aline Alves de Oliveira, Polonia Altoé Fusinato, Michel Corci Batista

Resumo


Este trabalho objetivou investigar o conteúdo de Astronomia nos currículos dos cursos de Ciências Biológicas, fazendo um recorte neste momento apenas do estado do Paraná. A metodologia adotada tem um enfoque qualitativo. Para a coleta de dados escolhemos as cinco maiores Universidades públicas do estado e duas particulares por possuírem campi em todas as regiões do Paraná. Para análise dos dados, utilizamos alguns pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir dos nossos resultados, nota-se uma discrepância entre o que propõe as diretrizes de Ciências para o Ensino Fundamental no estado do Paraná e o que tem sido ofertado pelas instituições de ensino para o preparo dos professores que se dedicarão à educação básica, notadamente em relação ao ensino da Astronomia.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BATISTA, M. C.; Um estudo sobre o ensino de astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais, 2016. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

BATISTA M. C., FUSINATO P. A., OLIVEIRA A. A. Astronomia nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I, Ensino & Pesquisa: Revista multidisciplinar de licenciatura e formação docente, v.16, n.03, jul/set 2018, p. 46.

BRASIL. Lei 9394/96 de 20.12.96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília (DF): Diário Oficial da União, nº 248 de 23.12.96.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IACHEL, Gustavo. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de Astronomia. 2013. 203 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2013.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, Limeira, n.2, p.75-92, 2005.

______. À procura de um programa de Educação continuada em Astronomia adequado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XI, Curitiba/PR, 2008, Atas..., São Paulo: SBF, 2008. .

LEITE. C. Os Professores de Ciências e suas Formas de Pensar Astronomia. 2002. Dissertação Mestrado. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A.; PIETROCOLA, M. A formação dos professores de ciências para o ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16., 2005, Rio de Janeiro. Resumos... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Física, 2005. p. 1-4. Disponível em: . Acesso em: 01. Outubro. 2018.

MEES, A. A. Astronomia: Motivação para o Ensino de Física na 8ª Série. 2004. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

OLIVEIRA, A. A.; FUSINATO, P. A.; BATISTA, M. C. A astronomia nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. V Snea, 2018.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

PEDROCHI, F.; NEVES, M. C. D. Concepções Astronômicas de estudantes no ensino superior. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 4, n. 2, 2005.

RAZUCK, R. C. S. R.; RAZUCK, F. B. O enfoque CTS na formação de professores em ciências - um estudo de caso da Universidade de Brasília. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 4., 2011, Curitiba. Anais. Disponível em: . Acesso em: 03. Maio. 2017.

STANZANI, E. L; BROIETTI, F. C. D; PASSOS, M. M. As Contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial de Professores de Química. Revista Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/PIBID-68- 12.pdf. Acesso em: 13 de Set. 2018.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018175334-342

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008