ASTRONOMIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Aline Alves de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.
  • Polonia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.
  • Michel Corci Batista Universidade Federal Tecnológica do Paraná - CM, programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física, Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018175334-342

Resumo

Este trabalho objetivou investigar o conteúdo de Astronomia nos currículos dos cursos de Ciências Biológicas, fazendo um recorte neste momento apenas do estado do Paraná. A metodologia adotada tem um enfoque qualitativo. Para a coleta de dados escolhemos as cinco maiores Universidades públicas do estado e duas particulares por possuírem campi em todas as regiões do Paraná. Para análise dos dados, utilizamos alguns pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir dos nossos resultados, nota-se uma discrepância entre o que propõe as diretrizes de Ciências para o Ensino Fundamental no estado do Paraná e o que tem sido ofertado pelas instituições de ensino para o preparo dos professores que se dedicarão à educação básica, notadamente em relação ao ensino da Astronomia.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Alves de Oliveira, A., Altoé Fusinato, P., & Corci Batista, M. (2018). ASTRONOMIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Valore, 3, 334–342. https://doi.org/10.22408/reva302018175334-342