A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Arnold Vinícius Prado Souza Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Marcio Akio Ohira Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Ana Lucia Pereira Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018180376-389

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica sobre resolução de problemas realizada com alunos do 9º Ano de uma escola particular da cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados durante a realização de um projeto intitulado “Projeto de Matemática: Zero à Direita”. Como resultados podemos destacar que o método de resolução de problemas proposto por George Polya pode promover uma aprendizagem mais significativa para os alunos, e que foi possível perceber o interesse dos alunos durante a realização das atividades mais contextualizadas.

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Biografia do Autor

Marcio Akio Ohira, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Prado Souza, A. V., Akio Ohira, M., & Pereira, A. L. (2018). A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Valore, 3, 376–389. https://doi.org/10.22408/reva302018180376-389