A relação entre a formação e o mundo do trabalho: uma análise da Educação Federal, Ciência e Análise das Percepções dos Egressos dos Cursos de Tecnologia Agropecuária do Instituto Técnico
Resumo
O artigo “A relação entre a formação e o mundo do trabalho: uma análise da Educação Federal, Ciência Análise das Percepções dos Egressos dos Cursos de Tecnologia Agropecuária do Instituto Técnico” Análise das percepções dos egressos do Curso Agropecuário Cursos de Tecnologia do IFPA Câmpus Araguaia Conceição quanto à sua formação e ingresso no mercado de trabalho. Este estudo, realizado em 2018, trata da história do ensino agrícola no Brasil, da criação do Colégio Federal e do desenvolvimento da região de Conceição do Araguaia. Os autores utilizam um paradigma de evidências para interpretar os dados coletados por meio de questionários e entrevistas com graduados na tentativa de compreender a relação entre a formação técnica, o mundo do trabalho e o desenvolvimento local. O estudo concluiu que os cursos de tecnologia agrícola, apesar de proporcionarem uma formação de qualidade, não conseguiram atingir o público-alvo da região, nomeadamente os trabalhadores rurais, enquanto os técnicos que trabalham na região reconheceram a importância da formação para o seu desempenho profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.