A relação entre a formação e o mundo do trabalho: uma análise da Educação Federal, Ciência e Análise das Percepções dos Egressos dos Cursos de Tecnologia Agropecuária do Instituto Técnico

Autores

  • Bárbara Pereira Carmona dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Bragança
  • Amparo Villa Cupolillo

Resumo

O artigo “A relação entre a formação e o mundo do trabalho: uma análise da Educação Federal, Ciência Análise das Percepções dos Egressos dos Cursos de Tecnologia Agropecuária do Instituto Técnico” Análise das percepções dos egressos do Curso Agropecuário Cursos de Tecnologia do IFPA Câmpus Araguaia Conceição quanto à sua formação e ingresso no mercado de trabalho. Este estudo, realizado em 2018, trata da história do ensino agrícola no Brasil, da criação do Colégio Federal e do desenvolvimento da região de Conceição do Araguaia. Os autores utilizam um paradigma de evidências para interpretar os dados coletados por meio de questionários e entrevistas com graduados na tentativa de compreender a relação entre a formação técnica, o mundo do trabalho e o desenvolvimento local. O estudo concluiu que os cursos de tecnologia agrícola, apesar de proporcionarem uma formação de qualidade, não conseguiram atingir o público-alvo da região, nomeadamente os trabalhadores rurais, enquanto os técnicos que trabalham na região reconheceram a importância da formação para o seu desempenho profissional.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Pereira Carmona dos Santos, B., & Villa Cupolillo, A. (2024). A relação entre a formação e o mundo do trabalho: uma análise da Educação Federal, Ciência e Análise das Percepções dos Egressos dos Cursos de Tecnologia Agropecuária do Instituto Técnico. Revista Valore, 9(1), 31–39. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1809

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)