A AVALIAÇÃO FORMATIVA E O GINÁSIO CARIOCA
Resumo
Este artigo é fruto de um estudo integrado de saberes,cuja temática em foco recaiu sobre uma questão que inquieta os educadores cotidianamente. Trata-se da avaliação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da gestão educacional. Os efeitos e (de) feitos das políticas públicas quando não alinhadas às necessidades da sociedade sob o viés de uma educação emancipatória, impacta, sobremaneira, em toda educação básica. Assim, o objetivo geral desta pesquisa básica, de natureza qualitativa,foi analisar as possibilidades da avaliação formativa no âmbito da gestão democrática,considerando as suas singularidades. Adotamos a metodologia expressa nas pesquisas bibliográficas e documentais, ora cotejada com os referenciais teóricos que deram sustentação à analise. Os resultados apontaram para a importância da articulação entre as funções diagnóstica e formativada avaliação,no processo instituído no ensino fundamental, compreendido como uma etapa nuclear entre a educação infantil e o ensino médio. Para tanto, o desenvolvimento da educação integral com propostas pegagógicas que envolvam a ludicidade, a arte e o esporte se mostram imprenscindíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.