A AVALIAÇÃO FORMATIVA E O GINÁSIO CARIOCA

Autores

  • MÁRIO JORGE PEREIRA DE SOUZA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • LIZ DENIZE CARVALHO PAIVA Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo é fruto de um estudo integrado de saberes,cuja temática em foco recaiu sobre uma questão que inquieta os educadores cotidianamente. Trata-se da avaliação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da gestão educacional. Os efeitos e (de) feitos das políticas públicas quando não alinhadas às necessidades da sociedade sob o viés de uma educação emancipatória, impacta, sobremaneira, em toda educação básica. Assim, o objetivo geral desta pesquisa básica, de natureza qualitativa,foi analisar as possibilidades da avaliação formativa no âmbito da gestão democrática,considerando as suas singularidades. Adotamos a metodologia expressa nas pesquisas bibliográficas e documentais, ora cotejada com os referenciais teóricos que deram sustentação à analise. Os resultados apontaram para a importância da articulação entre as funções diagnóstica e formativada avaliação,no processo instituído no ensino fundamental, compreendido como uma etapa nuclear entre a educação infantil e o ensino médio. Para tanto, o desenvolvimento da educação integral com propostas pegagógicas que envolvam a ludicidade, a arte e o esporte se mostram imprenscindíveis.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

JORGE PEREIRA DE SOUZA, M., & DENIZE CARVALHO PAIVA, L. (2024). A AVALIAÇÃO FORMATIVA E O GINÁSIO CARIOCA. Revista Valore, 9(1), 68–77. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1812

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)