Contrapontos insurgentes a políticas de retrocesso: recriando espaços de diálogos e práticas em Educação Ambiental
Resumo
O processo de construção de um espaço capaz de abrigar atividades de ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental, representou desde 2006, um avanço nesse campo do conhecimento, no âmbito da UFRRJ, campus Seropédica. A instalação da Sala Verde – Centro de Integração Socioambiental, que passou a desenvolver inúmeros projetos e atividades, reuniu estudantes de diferentes cursos de graduação, da educação básica e da educação profissional, além de docentes e público em geral. A busca por aprofundar conceitos e discutir teorias e princípios, numa perspectiva crítica, alicerçada numa base freireana, e com o aporte de inúmeros e importantes estudiosos da área, possibilitou espaços de troca e compartilhamento que vêm contribuindo para uma formação cidadã e socioambientalmente engajada. As políticas públicas (ou não políticas) governamentais do período compreendido entre 2019 e 2022, apresentaram um grande e grave retrocesso, que atingiu de forma impactante a educação, a ciência, a cultura e as questões ambientais, de modo geral. Este texto pretende trazer ao diálogo as referências, as bases, as construções metodológicas, as vivências e as propostas construídas, na perspectiva de que novos saberes possam ser (re)elaborados, novos bordados possam ser tecidos, avivados, coloridos com aquilo que Paulo Freire nos ensinou – a troca, a partilha, em que se constroem novos mundos, a partir das mudanças nas pessoas e no seu engajamento para com uma dimensão de Ser e de Natureza, una e plena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.