Contrapontos insurgentes a políticas de retrocesso: recriando espaços de diálogos e práticas em Educação Ambiental

Autores

  • Ana Maria Dantas Soares Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Samara do Santos Pimentel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Vívian Soares de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Lilian Couto Cordeiro Estolano Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O processo de construção de um espaço capaz de abrigar atividades de ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental, representou desde 2006, um avanço nesse campo do conhecimento, no âmbito da UFRRJ, campus Seropédica. A instalação da Sala Verde – Centro de Integração Socioambiental, que passou a desenvolver inúmeros projetos e atividades, reuniu estudantes de diferentes cursos de graduação, da educação básica e da educação profissional, além de docentes e público em geral. A busca por aprofundar conceitos e discutir teorias e princípios, numa perspectiva crítica, alicerçada numa base freireana, e com o aporte de inúmeros e importantes estudiosos da área, possibilitou espaços de troca e compartilhamento que vêm contribuindo para uma formação cidadã e socioambientalmente engajada. As políticas públicas (ou não políticas) governamentais do período compreendido entre 2019 e 2022, apresentaram um grande e grave retrocesso, que atingiu de forma impactante a educação, a ciência, a cultura e as questões ambientais, de modo geral. Este texto pretende trazer ao diálogo as referências, as bases, as construções metodológicas, as vivências e as propostas construídas, na perspectiva de que novos saberes possam ser (re)elaborados, novos bordados possam ser tecidos, avivados, coloridos com aquilo que Paulo Freire nos ensinou – a troca, a partilha, em que se constroem novos mundos, a partir das mudanças nas pessoas e no seu engajamento para com uma dimensão de Ser e de Natureza, una e plena.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Maria Dantas Soares, A., do Santos Pimentel, S., Soares de Almeida, V., & Couto Cordeiro Estolano, L. (2024). Contrapontos insurgentes a políticas de retrocesso: recriando espaços de diálogos e práticas em Educação Ambiental. Revista Valore, 9(2), 1–19. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1814

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)