CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB VÁRIOS OLHARES
Resumo
O presente artigo trata sobre a utilização da contextualização no ensino, mais especificamente, no ensino de matemática. O objetivo deste trabalho foi investigar na literatura a visão, os pensamentos e as experiências de vários autores sobre a contextualização no ensino de matemática. Nesta busca pela construção do conceito, consideramos a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica, Documentos Oficiais e Aprendizagem Significativa. Este texto foi fundamentado em artigos, livros e tese, tendo como principais autores Ubiratan D’Ambrosio, Paulo Freire, Ole Skowsmose, BNCC, PCN e David Ausubel. Dentre as principais ideias tratadas neste texto, destacam-se a existência de diferentes matemáticas, a importância da matemática escolar como intermediadora da matemática acadêmica e da matemática cotidiana, o papel do professor como mediador na construção do aprendizado e a importância do diálogo professor-aluno nos processos de ensino e aprendizagem, os quais se relacionam com a contextualização, contribuindo para o reconhecimento e empoderamento dos educandos. Desta forma, busca-se cativar os alunos, a partir da utilização dos seus saberes e fazeres, a participar mais ativamente no processo de construção de seu próprio conhecimento de forma mais crítica e reflexiva.
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