CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB VÁRIOS OLHARES

Autores

  • EULINA COUTINHO SILVA DO NASCIMENTO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • MARCIO ALVES AFONSO UFRRJ

Resumo

O presente artigo trata sobre a utilização da contextualização no ensino, mais especificamente, no ensino de matemática. O objetivo deste trabalho foi investigar na literatura a visão, os pensamentos e as experiências de vários autores sobre a contextualização no ensino de matemática. Nesta busca pela construção do conceito, consideramos a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica, Documentos Oficiais e Aprendizagem Significativa. Este texto foi fundamentado em artigos, livros e tese, tendo como principais autores Ubiratan D’Ambrosio, Paulo Freire, Ole Skowsmose, BNCC, PCN e David Ausubel. Dentre as principais ideias tratadas neste texto, destacam-se a existência de diferentes matemáticas, a importância da matemática escolar como intermediadora da matemática acadêmica e da matemática cotidiana, o papel do professor como mediador na construção do aprendizado e a importância do diálogo professor-aluno nos processos de ensino e aprendizagem, os quais se relacionam com a contextualização, contribuindo para o reconhecimento e empoderamento dos educandos. Desta forma, busca-se cativar os alunos, a partir da utilização dos seus saberes e fazeres, a participar mais ativamente no processo de construção de seu próprio conhecimento de forma mais crítica e reflexiva.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

COUTINHO SILVA DO NASCIMENTO, E., & ALVES AFONSO, M. (2024). CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB VÁRIOS OLHARES. Revista Valore, 9(2), 20–42. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1815

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)