MARAMBAIANDO: COMUNIDADE QUILOMBOLA, EDUCAÇÃO, ANCESTRALIDADE E DECOLONIALIDADE
Resumo
Este artigo busca compreender como o processo de encobrimento da cultura quilombola interfere na formação da identidade dos remanescentes da Restinga da Ilha da Marambaia/RJ. Sobre os aspectos pedagógicos e aspirações dessa comunidade, refletimos sobre a possibilidade de descolonizar propostas pedagógicas para respeitar e fortalecer saberes culturais e tradicionais relacionados às realidades locais por meio da minuciosa pesquisa documental. A pesquisa de referência recorreu a estudos do Grupo Modernidade/Colonialidade. A conclusão é que deve haver uma forte ligação entre o cotidiano destes quilombolas em conjunto com a escola naquela restinga, suas vivências, a forma como veem a vida e a forma como a escola responderá ou não às suas expectativas enquanto espaço social de aprendizagem, de construção de saberes e valorização cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.