MARAMBAIANDO: COMUNIDADE QUILOMBOLA, EDUCAÇÃO, ANCESTRALIDADE E DECOLONIALIDADE

Autores

  • RENAN MOTA SILVA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • BRUNO CARDOSO DE MENEZES BAHIA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo busca compreender como o processo de encobrimento da cultura quilombola interfere na formação da identidade dos remanescentes da Restinga da Ilha da Marambaia/RJ. Sobre os aspectos pedagógicos e aspirações dessa comunidade, refletimos sobre a possibilidade de descolonizar propostas pedagógicas para respeitar e fortalecer saberes culturais e tradicionais relacionados às realidades locais por meio da minuciosa pesquisa documental. A pesquisa de referência recorreu a estudos do Grupo Modernidade/Colonialidade. A conclusão é que deve haver uma forte ligação entre o cotidiano destes quilombolas em conjunto com a escola naquela restinga, suas vivências, a forma como veem a vida e a forma como a escola responderá ou não às suas expectativas enquanto espaço social de aprendizagem, de construção de saberes e valorização cultural.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

MOTA SILVA, R., & CARDOSO DE MENEZES BAHIA, B. (2024). MARAMBAIANDO: COMUNIDADE QUILOMBOLA, EDUCAÇÃO, ANCESTRALIDADE E DECOLONIALIDADE. Revista Valore, 9(2), 43–58. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1816

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)