A ABORDAGEM DA ENERGIA MECÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores

  • Bianca Cintra de Carvalho Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Eloá Dei Tós Germano Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Luciano Carvalhais Gomes Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018185429-441

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar como os conceitos de Energia Mecânica são abordados pelos livros didáticos de Física do Ensino Médio, utilizando os pressupostos teóricos da transposição didática. Após uma revisão bibliográfica sobre a construção histórica dos conceitos de Energia Mecânica, verificou-se que tais conceitos sofrem uma despersonalização, dessincretização e descontextualização nos livros didáticos. Contudo, a forma como é realizada essa transposição didática não corrobora com a compreensão dos principais conceitos de energia, pois reafirma a concepção de energia como substância. Essas conclusões servem como um alerta para aqueles que utilizam os livros didáticos como referenciais teóricos no ensino, sem um maior embasamento histórico-filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, G. P. Transposição didática: por onde começar? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES FILHO, J. P. Regras da Transposição didática aplicadas ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2, p. 174-188, ago. 2000a.

______. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. 2000. 302f. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Ciências Naturais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000b.

ARTUSO, A. R.; WRUBLEWSKI, M. Física. 1. ed., v. 1. Curitiba: Positivo, 2013.

ASSIS, A.; TEIXEIRA, O. P. B. Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 41-52, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos:

PNLD 2015: Física: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2014.

BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveis

aos conceitos de Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências. V.10, n. 3, p. 387-404, 2005.

BUCUSSI, A. A. Projetos curriculares interdisciplinares e a temática energia. 2005. 267f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

CHEVALLARD, Y. Pourquoi la Transposition Didactique?. Comunicação em Séminaire de didactique et de pédagogie des mathématiques de l’IMAG, Université scientifique et médicale de Grenoble. Actes de l’année, 1982. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Pourquoi_la_transposition_didactique.pdf. Acesso em: 23 Jun. 2017.

DOMÉNECH, J. L. L'ensenyament de l'energia en l'edució secundària: anàlisi de les dificultats i una proposta de millora. 2000. 317 f. Tese (Doutorado) - Departament de Didáctica de Les Ciències Experimentals i Socials, Universitat de València, València, 2000.

DOMÉNECH, J. L.; et al. La enseñanza de la energía: una propuesta de debate para un replanteamiento global. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 3, p. 285-311, 2003.

DRIVER, R. et al. Making sense of secondary science – Research into children’s ideas New York: Routledge. New York: Routledge, 1994.

GOMES, L. C. Representação social dos autores dos livros didáticos de física sobre o conceito de calor. 2012. 199f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C. Física: interação e tecnologia. 1. ed., v. 1. São Paulo: Leya, 2013.

GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física. 1. ed., v. 1. São Paulo: Ática, 2013.

JACQUES, V.; ALVES, FILHO, J. P. O conceito de energia: os livros didáticos e as concepções alternativas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 6., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EPEF, 2008.

KIOURANIS, N. M. M.; SOUZA, A. R.; SANTIN FILHO, O. Alguns aspectos da transposição de uma sequência didática sobre o comportamento de partículas e ondas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 199-224, 2010.

LUZ, A. M. R.; ÁLVARES, B. A. Física. 1. ed., v. 1. São Paulo: Scipione, 2005.

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Formação continuada em meio ambiente: transposição didática e representações sociais. 2011. 70f. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MONTEIRO JUNIOR, F. N.; MEDEIROS, A. J. G. Síntese ou distorção: como os livros didáticos apresentam o conceito de timbre? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos: ABRAPEC, 1999. p. 1-15.

OLIVEIRA, A. D. Biodiversidade e museus de ciências: um estudo sobre transposição

museográfica nos dioramas. 2010. 173f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

PAGLIARINI, C. R. Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio. 2007. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências – Física Básica) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

RODRIGUES, C. D. O.; OLIVEIRA, M. P. de. A abordagem da Relatividade Restrita em Livros Didáticos do Ensino Médio e a Transposição Didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos: ENPEC, 1999, p. 1-12.

SEVILLA, S. C. Reflexiones en torno al concepto de energia: implicaciones curriculares. Enseñanza de las ciencias, v. 4, n. 3, p. 247-252, 1986.

SILVA, D. P. G. da. O ensino de energia e o livro didático de física: um olhar através do construtivismo humano. 2012. 223f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

SOLBES, J.; TARÍN, F. Algunas dificultades en torno a la conservacíon de la energía. Enseñanza de las ciencias, v. 16, n. 3, p. 387-397, 1998.

SOUZA, V. R. de. Uma proposta para o ensino de Energia Mecânica e sua conservação através do uso de analogias. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

WATTS, D.M. Some alternative views of energy. Physics Education, Bristol, v. 18, n. 5, p.213-216, 1983.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Cintra de Carvalho, B., Dei Tós Germano, E., & Carvalhais Gomes, L. (2018). A ABORDAGEM DA ENERGIA MECÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Revista Valore, 3, 429–441. https://doi.org/10.22408/reva302018185429-441