O que a escola ensina quando ensina a argumentação?

Autores

  • Alexandre Batista da Silva UERJ - UGB
  • Sulemi Fabiano Campos UFRN
  • Cleuma Freitas Gomes UFRN

Resumo

Neste artigo, investigamos se o livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio favorece a articulação dos três componentes da argumentação: situacional, retórico e linguístico. O objetivo é analisar como o material aborda o ensino da argumentação, tanto na teoria quanto nas atividades propostas, e sua importância na formação de sujeitos críticos capazes de produzir e avaliar textos argumentativos. A relevância do estudo reside no papel do livro didático como principal recurso pedagógico nas escolas públicas, especialmente diante das desigualdades de acesso a outros materiais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, analisou exemplares do PNLD 2020, identificando, categorizando e interpretando atividades relacionadas à argumentação com base em autores como Chartier, Batista e Val, Geraldi, Silva e Heller. Constatou-se que as práticas dos professores de língua portuguesa, direta ou indiretamente, estão fundamentadas no livro didático, evidenciando uma pluralidade de usos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-27

Como Citar

Silva, A. B. da, Campos, S. F., & Gomes, C. F. (2025). O que a escola ensina quando ensina a argumentação?. Revista Valore, 10, e-10014. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1861

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)