GERAÇÃO Z: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS HÁBITOS E CARACTERÍSTICAS DE ADOLESCENTES

Autores

  • Cintia Soares Guerin Universidade Estadual do Oeste do Paraná Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn)
  • Elis Maria Teixeira Palma Priotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn)
  • Fernanda Carminati de Moura Universidade Estadual do Oeste do Paraná Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018187726-734

Resumo

Considerando o progresso dos meios modernos de comunicação, percebe-se que as formas de interação entre os adolescentes passaram, nas últimas décadas, por uma grande transformação. Dessa forma, o objetivo do presente estudo visa apresentar uma revisão bibliográfica voltada para a descrição dos hábitos e características da Geração Z. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada no mês de maio a julho de 2018. Diante do presente estudo concluímos que o uso de tecnologias trará desafios, obstáculos e crescente conscientização sobre os possíveis impactos da Geração Z no desenvolvimento cognitivo, social e físico dos adolescentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKÇAYIR, Murat; DÜNDAR, Hakan; AKÇAYIR, Gökçe. What makes you a digital native? Is it enough to be born after 1980?. Computers in Human Behavior. v. 60, p. 435-440, 2016.

BESERRA, Gilmara Lucena; PONTE, Bárbara Albuquerque Loureiro; SILVA, Reinilson Pereira; BESERRA, Eveline Pinheiro; SOUSA, Leilane Barbosa; GUBERT, Fabiane. Atividade de vida “comunicar” e uso de redes sociais sob a perspectiva de adolescentes. Cogitare Enfermagem. v. 21, n. 1, 2016.

CAMPEIZ, Ana Flavia; DE OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; FONSECA, Luciana Mara Monti; DE ANDRADE, Luciane Sá; SILVA, Marta Angélica Iossi. A escola na perspectiva de adolescentes da geração Z. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 19, 2017.

CARTER, Tim. Preparing Generation Z for the Teaching Profession. SRATE Journal. v. 27, n. 1, p. 1-8, 2018.

CHEN, Quan; YAN, Zheng. Does multitasking with mobile phones affect learning? A review. Computers in Human Behavior. v. 54, p. 34-42, 2016.

ISSA, Tomayess; ISAIAS, Pedro. Internet factors influencing generations Y and Z in Australia and Portugal: A practical study. Information Processing & Management. v. 52, n. 4, p. 592-617, 2016.

JACQUES, Thiago Carvalho; PEREIRA, Gilberto Braga; FERNANDES, Adriana Lopes; OLIVEIRA, Daysa Andrade. Geração Z: peculiaridades geracionais na cidade de Itabira-MG. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. v. 9, n. 3, 2015.

LINNE, Joaquín. Duas gerações de nativos digitais. Revista Intercom-Brasileira de Ciências da Comunicação. v. 37, n. 2 de 2014.

LOVELAND, Elaina. Instant Generation. Journal of College Admission. v. 235, p. 34-38, 2017.

OZKAN, Mustafa; SOLMAZ, Betul. Mobile addiction of generation z and its effects on their social lifes: (An application among university students in the 18-23 age group). Procedia Social and Behavioral Sciences. v. 205, p. 92-98, 2015.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon. v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

SCHWIEGER, Dana; LADWIG, Christine. Reaching and Retaining the Next Generation: Adapting to the Expectations of Gen Z in the Classroom. Information Systems Education Journal. V. 16, n. 3, p. 45, 2018.

SOUSA, Marciano Gonçalves; COELHO, Manuela Mendonça Figueirêdo. Contando bem, que mal tem?: construção de tecnologia educativa sobre sexualidade para promoção da saúde com adolescentes. Revista Diálogos Acadêmicos. V. 3, n. 2, 2016.

SABAITYTĖ, Jolanta; DAVIDAVIČIUS, Sigitas. Challenges and solutions of adopting public electronic services for the needs of Z generation. International Journal of Learning and Change. v. 9, n. 1, p. 17-28, 2017.

SPIZZIRRI, Rosane Cristina Pereira; WAGNER, Adriana; MOSMANN, Clarisse Pereira; ARMANI, Ananda. Borgert. Adolescência conectada: Mapeando o uso da internet em jovens internautas. Psicologia Argumento. v. 30, n. 69, 2012.

TATE, Tamara; WARSCHAUER, Mark; ABEDI, Jamal. The effects of prior computer use on computer-based writing: the 2011 NAEP writing assessment. Computers & Education. v. 101, p. 115-131, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Soares Guerin, C., Teixeira Palma Priotto, E. M., & Carminati de Moura, F. (2018). GERAÇÃO Z: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS HÁBITOS E CARACTERÍSTICAS DE ADOLESCENTES. Revista Valore, 3, 726–734. https://doi.org/10.22408/reva302018187726-734